Mário Raul de Moraes Andrade, (9/10/1893 + 25/02/1945) poeta, romancista, crítico de arte, musicólogo modernista, participou da Semana de Arte Moderna de 1922. Mário de Andrade viajou pelo Brasil em busca de outros brasis, escrevia cartas aos amigos registrando as suas impressões da viagem.
Acima duas fotografias de 1927: Mário tomando banho na Ilha do Mosqueiro - praia do Chapéu-Virado.
Carta escrita a Manuel Bandeira durante a histórica viagem à Amazônia em 1927:
Mário de Andrade
Por esse mundo de águas, junho, 27.
Manu,
Estamos numa paradinha pra cortar canarana da margem pros bois de nossos jantares. Amanhã se chega em Manaus e não sei que mais coisas bonitas enxergarei por este mundo de águas. Porém me conquistar mesmo a ponto de ficar doendo no desejo, só Belém me conquistou assim. Meu único ideal de agora em diante é passar uns meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece mundo, conhece coisa milhor do que isso, Manu?(...) Belém eu desejo com dor, desejo como se deseja sexualmente, palavra. Não tenho medo de parecer anormal pra você, por isso que conto esta confissão esquisita, mas verdadeira que faço de vida sexual e vida em Belém. Quero Belém como se quer um amor. É inconcebível o amor que Belém despertou em mim...
Um abraço do Mário.
FONTE: Blog do Pedro Nelito
(http://blogdopedronelito.blogspot.com.br/2010/09/mario-de-andrade-em-mosqueiro-em-1927.html
MOSQUEIRANDO: E, por falar em turismo, no último domingo estivemos em Paragominas para assistir ao encerramento da Feira Agropecuária daquele município. Além da magnitude do evento, em que se destacaram a beleza e variedade das exposições, o espetáculo do rodeio e a grande afluência do público, deparamos com uma cidade LIMPA, ORGANIZADA, TRANQUILA, BONITA, PROGRESSISTA. Segundo informações de moradores locais, bastaram duas administrações diferentes, mas com o mesmo propósito, para que a imagem do passado fosse mudada por completo. A isso chamamos vontade política – que, por sinal, falta a muitos governantes. Por outro lado, notamos que o sucesso de tal mudança também é mérito da efetiva participação popular. Aliás, esta é a fórmula de uma grande administração municipal: GESTOR COMPETENTE + VONTADE POLÍTICA + POVO PARTICIPATIVO.
Na cidade, além da área comercial, visitamos o LAGO VERDE e o PARQUE AMBIENTAL. O Lago Verde é um belíssimo projeto urbanístico de logradouro público, em fase de conclusão. É uma espécie de point noturno para o povo de Paragominas. Soubemos que, às suas proximidades, deverá ser construído, brevemente, um grande Shopping Center. Já o Parque Ambiental, com certeza um espaço muito bonito e repousante, é o exemplo maior de que a população está preocupada com o meio ambiente e deseja, sem dúvida alguma, preservar as suas belezas naturais e reconstituir o que foi degradado anos atrás. Parabéns, Paragominas, e obrigado pela acolhida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário