quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NA ROTA DA HISTÓRIA: A ASSEMBLEIA DE DEUS NA ILHA

Pesquisa realizada pela Profª. Martha Débora Sales.

Os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg vieram para o Brasil, Estado do Pará, ficando em Belém. Esforçaram-se para aprenderem um pouco da nossa língua e começaram a pregar a Mensagem Pentecostal. Em 18 de junho de 1911, foi fundada a Assembleia de Deus no Brasil.

Devido ao clima, o missionário Gunnar teve a saúde afetada. Bastante enfermo, foi aconselhado a procurar um lugar calmo, de clima mais ameno, para o devido repouso. Por esse motivo, o missionário veio à Ilha do Mosqueiro, em um barco à vela, tendo desembarcado no Trapiche da Vila, no dia 09 de setembro de 1911.

image image

Missionário Gunnar, fundador da Assembleia de Deus na Ilha.

Após a chegada, Gunnar sentou-se em um banco da Praça da Matriz, para um breve descanso, aproveitando para observar calmamente o lugar. Passados alguns momentos de profunda reflexão proporcionados pela quietude daquela manhã, o missionário conheceu, ali mesmo na Praça, o Sr. Vicente Melo, morador da Ilha, que o convidou a ficar em sua residência, na Trav. Siqueira Mendes. Na noite daquele mesmo dia, realizaram um culto na casa do Sr. Vicente. Nessa reunião, ele e a família aceitaram Jesus Cristo.

image

Ao chegar à Ilha, Gunnar Vingren senta-se na Praça da Matriz.

Iniciava-se, assim, naquele longínquo dia 09 de setembro de 1911, o trabalho da Igreja Assembleia de Deus, na Ilha do Mosqueiro. No dia seguinte, foi realizado outro culto, dessa vez na casa do Sr. Fulgêncio Teles, na Oitava Rua, e mais uma família decidiu-se por Jesus.

O primeiro Batismo da Assembleia de Deus em Mosqueiro foi realizado pelo missionário Gunnar. Os membros das famílias do Sr. Melo e do Sr. Teles foram batizados por imersão nas águas da Praia do Bispo, a exemplo do Batismo de Jesus no Rio Jordão.

image

2011 – O Batismo na Praia, na Festa do Centenário (JCSOliveira)

Por muitos anos, os cultos eram feitos em residências particulares, tendo horário estabelecido para serem realizados, pois, algumas vezes, tanto o missionário quanto os membros da nova Igreja foram perseguidos e atacados com paus e pedras por pessoas intransigentes da comunidade local.

O Primeiro Templo da Assembleia de Deus foi construído em 1944, na Rua 15 de Novembro, na Vila, em terreno doado pelo Sr. Moacir Souza, membro da Igreja em Belém.

image

Primeiro Templo da Assembleia de Deus na Ilha (1944)

Em 1945, o trabalho de Evangelização foi expandido até o bairro de Carananduba. Com o crescimento do número de fiéis, a Assembleia de Deus localizada na Vila desmembrou-se da Igreja de Carananduba em 1989.

Durante cem anos de trabalho religioso e social na Ilha, a Assembleia de Deus tem conquistado muitos fiéis e realizado centenas de Batismos por imersão, segundo os preceitos do Evangelho.

A Igreja tem o Ministério (Pastor, Evangelista, Presbítero, Diáconos e Auxiliares) e possui mais de doze Congregações, incluindo a que funciona no prédio recentemente adquirido na Avenida 16 de Novembro.

A Assembleia de Deus, além do desenvolvimento da missão evangelizadora, atua na área social, com inúmeros trabalhos dirigidos às crianças e aos adolescentes. Possui Departamento Infantil, Banda de Música composta em sua maioria de adolescentes, Conjunto de Jovens e Adolescentes, Conjunto de Senhores, Visitadores e um ônibus. A Igreja tem Consultor Jurídico e possui Estatuto registrado em Cartório de Títulos e Documentos.

Vinte e três pastores já assumiram a Igreja Assembleia de Deus, incluindo o atual Pastor Carlos Soreano.

MOSQUEIRANDO: Para saber mais sobre a Festa do Centenário da Assembleia de Deus na Ilha do Mosqueiro, acesse:

http://cemanosdeassembleiadedeusemmosqueiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário