quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EVENTO CÍVICO: DIA DA PÁTRIA




No dia 7 de setembro de 1822, as tranquilas margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito de liberdade do heroico povo brasileiro, nas célebres palavras do Príncipe Regente D. Pedro, as quais ecoaram por todo o país: Independência ou Morte!
Assim, o Brasil conquistava, naquele instante, a sua autonomia política.
Mas, e a Pátria? A Pátria somos nós: a família, as pequenas e grandes comunidades, a sociedade como um todo, com suas diferenças de raça, cor, sexo, religião, classe social, formação intelectual e condição econômica.
E nós somos livres? Somos, mas não todos, pois a liberdade da Pátria é algo que se conquista nas lutas de todos os dias, lutas por direitos sociais, por políticas públicas, pela Vida.
E nessas lutas diárias, ferrenhas, constantes, em vez da independência tão almejada, muitos brasileiros encontram a morte, como escravos das drogas e do trabalho escravo ou como vítimas fatais da falta de segurança, da violência, da guerra urbana, do trânsito louco, da miséria, da falida saúde pública, da indiferença e da injustiça social.
Comemorar o Dia da Pátria é, sobretudo, festejar as nossas vitórias de cada dia, o respeito aos direitos conquistados, a consciência do dever cumprido, o exercício dos princípios democráticos com nacionalismo e dignidade.
Nosso povo, seus representantes políticos e suas autoridades estão deveras preparados para essa comemoração?


Nenhum comentário:

Postar um comentário