quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CANTANDO A ILHA: LOUVAÇÃO AO MOSQUEIRO

Autora: Celeste Proença

image

Entre as publicações de Celeste Proença destacamos os livros de poesias “Louvação ao Mosqueiro e outros Escritos”, “Enquanto o soninho não vem” e “Escorregando no tempo”. Cantando a Ilha-Paraíso, a autora expressa um alegre saudosismo, em versos que tocam profundamente a sensibilidade dos leitores, como nos trechos a seguir:

“É Mosqueiro acordando entre afagos de nuvens
ouvindo murmúrios da mata a se amar
dormindo feliz ao escutar serenatas
em doce ternura da rede a embalar...”

“Oh! pôr-do-sol cor de ouro da minha ilha morena
quase espreguiça de amor, nos braços da tarde amena
numa explosão colorida, resplandecente de luz!”


“Pudesse eu te levar, Mosqueiro, em minha bagagem
e, cansada do burburinho da cidade,
te armasse como a uma rede, num canto qualquer,
num arroubo de saudade, que bem me faria!”


“Ó Deus da beleza, ó Deus das crianças
eu amo esta ilha de sonhos formada
cheinha de afeto, tão apaixonada
qual doce feitiço que faz tanto bem!
Te quero cantando, mais nova, mais bela...”

“Primeiro e doce bem da minha vida

Alegria de adolescente – ilha querida

Relicário de um mundo de emoção!”

“Por isso eternizei Mosqueiro
nesta paz que é só minha
que me enfeita feliz no silêncio da brisa
onde a saudade, às vezes, fica ausente,
porque o presente é o passado versejando
a trazer alegria ao coração da gente!”


“Eu te amo, Mosqueiro, ilha da minha ternura, refúgio do meu lazer,
das minhas grandes recordações...”

Celeste Proença

Natural de Belém do Pará. É professora universitária. Leciona língua Portuguesa e Técnica de Redação. É contista, poeta, trovadora, jornalista, folclorista. Também compositora e cronista. Possui versos musicados pelo seu esposo, Edyr Proença, já falecido. É sócia correspondente da Rádio Internacional Francesa (RIF).

Iniciou sua vida literária escrevendo estorinhas infantis, pecinhas de teatro para alunos do Colégio Nazaré e Colégio Gentil Bittencourt.

Vice-presidente regional da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil). Faz parte da Academia Castro Alves de Letras, da Bahia, e Casa do Poeta, do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da União Brasileira de Trovadores. Fundadora da Associação Paraense de Escritores e pertence à Academia Brasileira de Pesquisas Literárias.

Detentora de vários prêmios de coletâneas poéticas do Brasil, conseguindo o segundo lugar nacional de poesia no Concurso Raimundo Corrêa. Primeiro lugar no 2o  Concurso Paraense de Trovas; primeiro lugar no concurso literário Funtelpa; Primeiro lugar no III Concurso Paraense de Trovas. Menção Especial e Menção Honrosa no IV Concurso Paraense de Trovas. Menção Honrosa no Concurso de Monografia e Poesia, Instituído pela SEMEC, para a comemoração de 300 anos do "Ver-o-Peso". Menção Honrosa e Menção Especial no V Concurso Nacional de Trovas de Belém.

É membro benemérito do Centro Cultural, Literário e Artístico da "Gazeta de Felgueiras", em Portugal. Faz parte do livro "Maromba", primeira antologia de contos e poesias da Associação Paraense de Escritores. Também faz parte da antologia "Ajebianas no Voo da Palavra", lançada pela AJEB-PA.

Seu nome faz parte da coleção de antologias intitulada "Introdução à Literatura do Pará", organizada pelos escritores Clóvis Meira, José Ildone e Acyr Castro. Também é citado em várias páginas no livro do escritor Clóvis Meira, de nome "A Lira da Minha Terra"

FONTES:

http://www.ube.org.br/biografias-detalhe.asp?ID=1229

poesiasparamosqueiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário