quarta-feira, 23 de março de 2011

NA ROTA DO TURISMO: Entre Trapiches, Trilhas e Vilas: Organização Comunitária e Práticas Sustentáveis no Distrito de Mosqueiro, PA (ENTRATRIVI)

Prof. Daniel Fernandes

O projeto em construção por um grupo de pesquisadores das Faculdades Integradas Ipiranga (FIPI), ligados a seu Núcleo de Pesquisa, na linha de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, objetiva alcançar interação dos saberes acadêmico e tradicional, a fim de estudar e analisar a organização social no Distrito de Mosqueiro.

clip_image002                    GRUPO ENTRATRIVI DE PESQUISADORES DA FIPI ( FONTE: C. S. WANZELLER, 2011)

Inicialmente foram objetivadas as comunidades de Caruaru e Castanhal do Mari-Mari, porém com as idas a campo observou-se, em decorrência de problemas estruturais, que seria necessário delimitar mais o espaço de pesquisa. Assim, optamos por trabalhar com a comunidade do Caruaru e, em um segundo momento, com a do Castanhal do Rio Mari-Mari, já que esta se encontra em parceria bem adiantada com o Eco-Museu e pesquisador de uma escola da sede da ilha de Mosqueiro.

clip_image004clip_image006

        CASTANHAL DO RIO MARI-MARI                                                           CARUARU                        FONTE: DANIEL  DANIEL FERNANDES, 2009                         FONTE: DANIEL FERNANDES, 2011

A finalidade do projeto é contribuir para o aprimoramento das práticas de subsistência, de forma a permitir a compreensão de suas próprias ações e dos processos políticos e culturais em que estão envolvidas.

clip_image008

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CARUARU (ASMOCA)FONTE: GERLEI MENEZES. 2011

Desta forma, começamos com algumas discussões sobre ações que visem à interação entre o saber sistematizado e o saber tradicional, interagindo e planejando, conjuntamente com as famílias locais e parceiros, estratégias voltadas à sustentabilidade dos recursos naturais e à oferta e ampliação de alternativas econômicas que propiciem o emprego, a renda, a inclusão social e práticas ambientais não-destrutivas. Para viabilizarmos estas possibilidades, optamos por utilizar as bases teóricas do turismo de base comunitária, levando em consideração que alguns ribero-ilhéus já têm contato com alguns parâmetros dessa modalidade de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário