quarta-feira, 16 de março de 2011

JANELAS DO TEMPO: RAINHA DAS RAINHAS DO CARNAVAL MOSQUEIRENSE

 

O Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Mosqueirense é um evento que já se tornou tradicional na ilha do Mosqueiro, atraindo sempre um grande público, que comparece todos os anos para assistir a um esplendoroso desfile de fantasias, sem dúvida um espetáculo de muitas cores, valorizado pelo desembaraço, simpatia e beleza das candidatas ao título.

O Concurso foi criado em 1981, pelo colunista social Mário Rodrigues, que o promoveu até 1984. De 1985 a 1988, a promoção coube à Secretaria Municipal de Educação, que deixou de realizá-la em 1989. Em 1990, a AGRUFEM (Associação dos Grupos de Folclore de Mosqueiro), representada por sua presidente Vírcia Alberto Pedrosa, assumiu a responsabilidade pela revitalização do Concurso. A partir de 1994, este acontecimento marcante no Carnaval da Ilha passou a ser promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Agência Distrital do Mosqueiro.

Em 1993, na Abertura do Concurso, a AGRUFEM, com o apoio da Agência Distrital e de diversos patrocinadores, homenageou as onze primeiras Rainhas das Rainhas do Carnaval Mosqueirense: Rosiane Miranda (1981: Rainha da Churrascaria Boi na Brasa); Joana Lucinal Dias (1982: Rainha do Pedreira E. C.); Socorro Moraes de Sousa (1983: Rainha do Hotel Murubira); Nilce Aragão (1984: Rainha do Botafogo F. C.); Vilma Helena Barbosa (1985: Rainha do Hotel Chapéu Virado); Teresa Mônica de Brito (1986: Rainha do Hotel Chapéu Virado); Maria Lúcia Favacho Cezar (1987: Rainha do Pedreira E. C.); Leila Suely Oliveira (1988: Rainha do Hotel Chapéu Virado); Alessandra do Socorro Bentes (1990: Rainha da E. S. Estação Primeira de Maracajá); Waldisi Cardoso dos Santos (1991: Rainha dos Comerciantes) e Rosiane Pereira da Silva (1992: Rainha do Parazinho E. C.).

Uma das características marcantes do Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval da Ilha é a sua realização ao ar livre, em espaço aberto ao público, embora, em algumas ocasiões, já tenha ocorrido em locais fechados. Talvez essa característica seja responsável pela popularização e brilhantismo da festa.

No dia 04 de março de 2011, foi realizado o 26º Concurso com a participação das candidatas que já haviam sido apresentadas ao público, no Coquetel de Lançamento realizado no Espaço Cultural Praia Bar, no dia primeiro. Nesse coquetel, a Srta. Mayara Mathias Leal, representante do PREMIER, foi eleita pela próprias concorrentes como Rainha Simpatia. Após o belíssimo desfile de fantasias realizado pelas candidatas no palco-passarela montado pelos organizadores na Praça Cipriano Santos, o júri elegeu a Srta. Mara da Conceição Castro, representante da Associação Atlético Cruzeiro do bairro de Carananduba, como a Rainha das Rainhas do Carnaval Mosqueirense.

clip_image001

Mayara Mathias Leal – Rainha Simpatia

(FOTO: BLOG DO MOSQUEIRO)

clip_image003

Mara da Conceição Castro, Rainha das Rainhas do Carnaval Mosqueirense

(FOTO: Blog do Mosqueiro)

MOSQUEIRANDO: Você quer saber mais sobre o Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Mosqueirense 2011? Visite o BLOG DO MOSQUEIRO (http://blogdomosqueiro.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário