terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A ILHA CONTA SEUS “CAUSOS”:

 

Em 11.12.2010, o “Amazônia” publicou:

“Estreia o curta-metragem “Matinta”

O filme “Matinta”, do diretor Fernando Segtowick, que acaba de ganhar dois prêmios no 43º Festival de Cinema de Brasília, foi exibido pela primeira vez ao público de Belém ontem. A exibição foi no final da noite, às 23h20, em uma das salas do Cinépolis, no Boulevard Shopping na Doca. As premiações foram na categoria curtas-metragens em 35mm, com o prêmio de melhor atriz para a paraense Dira Paes, e o de som – som direto – realizado por Evandro Lima, e edição de som e mixagem, executado por Miriam Biderman e Ricardo Reis.

A sessão de exibição arrecadou alimentos que foram doados para o Abrigo João de Deus. O diretor Fernando Segtowick esteve presente à sessão e disse que está muito feliz não apenas com os prêmios que o filme já conquistou, mas também com a receptividade do trabalho. “O filme faz com que as pessoas se sintam dentro da floresta. O mais importante é que a qualidade do filme surpreendeu, acredito que temos grande potencial para o cinema; depois de dezesseis anos sem um filme do Pará no festival de Brasília, a gente voltar de lá com dois prêmios é muito importante”, disse o diretor.

Apesar de não ter uma empresa para a distribuição do filme, Fernando Segtowick já inscreveu “Matinta” em alguns festivais internacionais e vai exibir o filme no Rio de Janeiro e em São Paulo com a ajuda de profissionais amigos da área de cinema.

“Além de fazer cinema aqui em Belém e no Pará, precisamos mostrar que temos um grande potencial de locações que a gente ainda não explorou, as locações também surpreenderam”, contou. O filme foi rodado em Belém, no Parque Ambiental do Utinga, e na Comunidade Caruaru, em Mosqueiro.

O diretor Fernando Segtowick avalia que apesar de ainda não existir um movimento consistente da produção audiovisual no Pará, principalmente cinema, com produção regular, há um potencial muito grande e profissionais muito competentes já envolvidos com essa produção. Mas ele acredita que ainda é preciso investimento das políticas públicas no cinema paraense. “Falta mais um pouco de apoio para se ter regularidade. Apesar de custar muito caro a nossa ideia agora é produzir um longa-metragem”, anunciou. O filme é estrelado ainda pelos atores paraenses Adriano Barroso, Astréa Lucena, Nani Tavares, Andrea Rezende e Marina de Paula. E claro, por Dira Paes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário