quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A OUTRA FACE DA ILHA: LUZ PARA TODOS

Doze de outubro. Nove e meia da manhã. Sol forte extraindo reflexos das águas esbranquiçadas da baía de Santo Antônio. Entramos pela foz do rio Mari-Mari, cujo nome de fruta amazônica parece lembrar os pescadores indígenas dos primeiros tempos e os antigos ribeirinhos. Pilotado pelo Beto, o Tucuxi – nome do barco e também do boto da lenda – avança rapidamente levado pela correnteza da meia maré de enchente. Há muito, a força das águas salobras adentrando o rio impeliram para o fundo as negras e frias águas que vêm das nascentes. Seguimos a corrente como antes fizeram os tucunarés. Nosso destino: o Sítio Rei Davi.

image

Foz do Mari-Mari. (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Vamos ao sítio (Foto: Wanzeller, 2010).

Lá, a meninada das redondezas nos aguardava e ansiosos esperavam os presentes a serem ofertados pelo Thiago e pela Karina, espécie de agradecimento por uma graça alcançada. Afinal era o Dia das Crianças! Trinta minutos subindo o Mari-Mari, ultrapassamos a pequena formação rochosa e arborizada conhecida como ilha do Navio, pois à noite, sob a tênue claridade do luar, assemelha-se à popa de um imenso cargueiro bem no meio do rio. Logo após, avistamos o sítio, que é propriedade do Sr. Deuzarino.

image

Thiago e Karina (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Ilha do Navio (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Sítio Rei Davi (Foto: Wanzeller, 2010).

Ganhamos o dia com a distribuição de brinquedos, livros didáticos e um lanche à criançada, assim como de roupas a pessoas da comunidade. Uma ação social é sempre gratificante quando não tem segundas intenções. Depois de um almoço simples, mas delicioso; um banho de rio e um passeio nas trilhas vizinhas completaram a satisfação daquele feriado.

image

Homenagem às crianças (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Banho de rio (Foto: Alice Lameira, 2010).

image

Passeio nas trilhas (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Visitando a comunidade (Foto: Wanzeller, 2010).

No entanto, ficamos entristecidos ao sabermos que o Projeto Luz para Todos não chegou àquela localidade, deixando sete famílias sem energia elétrica, embora tenha sido aprovado em 2007 e o Governo Federal, repassado os recursos para a Rede Celpa. Não sabemos se é falta de interesse, excesso de burocracia ou preguiça mesmo, com todo o respeito ao animal que vimos no alto de uma embaúba, muito apressado em proteger o filhote ao sentir os primeiros pingos de chuva.

image

O bicho-preguiça e seu filhote (Foto: Alice Lameira).

Com a palavra o Ministério Público e o Comitê Gestor do Projeto Luz para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário