segunda-feira, 3 de junho de 2013

JANELAS DO TEMPO: OS DOMINGOS MOSQUEIRENSES NOS ANOS 30

Autor: Cândido Marinho Rocha

Os domingos, no Mosqueiro, são ordinariamente coloridos, festivos e iluminados. No sol que nasce por trás de suas terras, vindo a luz das bandas do canal das Marinhas para se pôr à frente por trás da ilha de Tatuoca, veste-se a Ilha de luminosidade e alegria. As pequenas embarcações a vela ou a remo que chegam das ilhas circunvizinhas e o próprio navio da linha, que conduz “turistas” e moradores para o dia de descanso, dão à Vila propriamente dita destacado movimento e constante agitação. As velhas mangueiras da Praça Matriz têm as folhas balançadas pelas brincadeiras dos ventos constantes e o largo fica repleto de casais de namorados e banhistas que, antes de se dirigirem à praia, rondam os bares e o mercado nos preparativos para a excursão. Ouve-se a voz do vigário a dizer a missa, os sinos alegram os ares e os fiéis saem da igreja sem pecados e mais vazios para novos erros serem acumulados. Naqueles tempos, jogava-se futebol nas alas do largo e na primeira rua, um futebol familiar, entre amigos e parentes, futebol bem brasileiro porque repleto de protestos, gritos e ameaças físicas, que depois saravam em torno de uma cerveja ou de uma batida de limão.

Entre dez e dezesseis horas, os banhistas visitantes metiam-se na Praia Grande, cada grupo com seu farnel, suas garrafas bem nutridas, a carne assada de panela, a farofa gordurosa, o peixe assado, o camarão frito, a paçoca paraense, as alegres e desinibidas mulheres, o futebol comendo grosso na praia, as corridinhas maliciosas entre casais, as banhistas tolerantes, os homens atrevidos, os velhos pachorrentos, as velhas saudosas da mocidade. Embora não houvesse ainda biquine, as roupas de banho começavam a revelar belas formas e a sugerir novos romances. Os mais audazes “roubavam” as companheiras alheias para uma ligeira incursão às ramarias vizinhas, cujo lençol verde cobria pudicamente a orla da praia, como que num movimento natural na proteção ao amor. Lá para as quatro horas da tarde, queimados, fatigados e felizes como perus, regressavam aos bandos, à procura do “Almirante Alexandrino”, para a viagem de retorno a Belém. Os veranistas mais prósperos, com residências na Vila, procuravam outras praias, que fossem mais aristocráticas, menos populares, como o Chapéu Virado, Morubira, São Francisco, Ariramba. Entre eles, comentavam os acontecimentos das festas dos dias de sábado, notadamente as do sábado anterior, em que predominavam as façanhas dos alegres meninos de 19 a 30 anos de idade.

Estes meninos com as tais meninas eram participantes autênticos das funções eróticas de que a Ilha era fecundo palco. Mas os pais consideravam seus atos como atividades mergulhadas no mais profundo sentimento de lógica e seriedade. Em consequência, era um prazer voluptuoso a revelação, aos domingos, das visitas noturnas de cada um, não só pelos quintais vizinhos, como pelas sombras da acolhedora ponte de atracação dos navios, onde os corpos também se atracavam, em ancoradouro seguro, habitual e tranquilo. Ao longo das praias, em noites de pouca lua, eles praticavam alegremente o conceito da liberdade.

Entre todos os mais silenciosos estava justamente o que mais agia, aquele que fornecia maiores elementos para os comentários dos dias de domingo, aquele que, mais empertigado e solene, era o maior cultor da libidinagem.

FONTE: MARINHO ROCHA, Cândido. “Ilha Capital Vila”- GRÁFICA FALÂNGOLA EDITORA. Belém-Pa. 1973- pp. 43 e 44).

Nenhum comentário:

Postar um comentário