Festeja-se hoje o 117º. Aniversário da Vila do Mosqueiro.
Mosqueiro, antiga povoação de pescadores, foi transformado em Freguesia sob a proteção de Nossa Senhora do Ó, no dia 10 de outubro de 1868, por meio da Lei nº. 563 sancionada pelo então Vice-Presidente do Grão Pará Cônego Manuel José de Siqueira Mendes.
No dia 06 de julho de 1895, a Freguesia do Mosqueiro era elevada à categoria de Vila pelo Decreto-lei nº. 324 sancionado pelo Governador Lauro Sodré.
Quase seis anos depois, em 26 de fevereiro de 1901, a Vila passava à condição de Distrito da Capital, conforme a Lei nº. 753 baixada pelo Governador Augusto Montenegro.
Mosqueiro-freguesia lembra a antiga devoção que, desde os primórdios, o povo da Ilha tem à Virgem Padroeira. Mosqueiro-distrito é o resultado da íntima relação que a Ilha sempre manteve com a cidade de Belém. Mas foi o Mosqueiro-vila que revelou a ilha-paraíso como recanto bucólico, alcoólico e turístico, abrindo seus portais para receber os primeiros visitantes, estrangeiros e belenenses, ávidos para desfrutarem os prazeres de uma vida mais natural.
Recebemos e agradecemos o convite para as comemorações enviado pelo Sr. Fernando Robalo, Diretor Geral da Agência Distrital da Ilha. Infelizmente, por motivos imperiosos, não pudemos comparecer.
Entretanto, para ressaltar a importância do fato, relembremos alguns momentos captados pela fotografia no lugar onde tudo começou.
PESQUISE NESTE BLOG:
A Freguesia do Mosqueiro
A Praça é do Povo
Na Rota da História: A Administração da Ilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário