Autor: José Carlos Oliveira
A Imaculada Nossa Senhora da Conceição
A chegada ao Sítio Conceição tem um percurso aproximado de 2 km.É formado por extensa vegetação e localizado na atual Praia da Conceição nas terras da Baia do Sol.
Essas terras foram requeridas por Leocádio José da Silva, que graças a sua grande devoção à Virgem Imaculada Conceição passou a chamar-se, posteriormente Sítio Conceição, anteriormente chamado Paraguai.
Um local isolado e cercado por extenso arvoredo, próximo à praia da Baia do Sol, mantido pelos herdeiros de Leocádio, há mais de 125 anos.
Uma festa religiosa em honra à Imaculada Conceição, que reúne a comunidade da Baía do Sol, visitantes e convidados.
Leocádio Silva foi casado com Maria do Carmo Silva e tiveram sete filhos, os quais mantiveram a propriedade na família: Leocádio da Silva Júnior, Izabel da Silva, Florêncio José da Silva, Mariana Augusta da Silva, Rita do Espírito Santo Silva, Antônia Paes e Silva e Gabriel Arcanjo da Silva.
Após o percurso de ida e volta pelos caminhos arborizados do sítio, ocorre a bênção da Imagem e a distribuição de brinquedos às crianças e enxovais às gestantes com mais de três meses.
Chegada dos romeiros e devotos da Santa ao Sítio Conceição, em frente à ilha das Pombas, na Baía do Sol.
Ao chegar ao Sítio, encontramos uma extensa plantação de açaizeiros.
Ao término da plantação de açaizeiros, encontramos uma gruta contendo em seu interior uma pequena Imagem da Imaculada Conceição.
A Casa Grande erguida em 1.864 tem anexa a ela a Capela da Santa.
Num cômodo da casa próximo a uma área avarandada foi erguida a Capela da Santa. No seu interior, encontramos um altar com diversas imagens e o nicho da Santa, que é retirada somente no dia da Festividade, para as homenagens e retorno após a peregrinação.
A licença foi concedida pelo Bispado de Belém e a bênção foi dada pelo Padre Castilho, Vigário do Mosqueiro, no dia 10 de janeiro de 1.855. A Missa do Centenário foi celebrada por D. Alberto Ramos em 12.01.1955, em gratidão ao fundador e sua família, conforme placa afixada na parede do templo.
A Imagem da Imaculada Conceição em seu andor:
Devotos cansados, exaustos com a longa caminhada aguardam o padre para a realização da missa campal.
A celebração da Santa Missa:
FOTOS: José Carlos Oliveira
FONTE: http://ciriosdemosqueiro.blogspot.com/2010/12/cirio-da-conceicao-no-paraiso.html
MOSQUEIRANDO: A Festividade da Imaculada Conceição realizada no Sítio cujo nome homenageia a Virgem é uma das mais tradicionais na ilha do Mosqueiro. Iniciada no século XIX pelo Sr. Leocádio Silva, um dos mais famosos chefes políticos no passado da Baía do Sol, a festa é realizada todos os anos no dia 8 de dezembro. Há muito a fé na Imaculada Conceição transcendeu os limites do Sítio e instalou-se nas terras do Carananduba, quando a Santa ganhou a sua Capela inaugurada no dia 10 de janeiro de 1.914, a qual foi transformada em Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no ano de 2008.
PESQUISE NESTE BLOG:
A Festividade de São Pedro
São Pedro do Areião
Dona Maroca e o Santo
A Festividade de Santa Rosa de Lima
A Festividade de São Sebastião da Praia Grande
As Capelas da Baía do Sol
O Círio de Nossa Senhora do Ó
O Jardim da Discórdia
Nenhum comentário:
Postar um comentário