segunda-feira, 19 de março de 2012

JANELAS DO TEMPO: AS ORIGENS DA FAMÍLIA RAIOL.

Autor: Cândido Marinho Rocha

A maior família é composta de gente com o sobrenome Raiol. Importante na história do Pará, lembra Domingos Antonio Raiol, Barão de Guajará, e teve origem com José Raiol, da companhia da Ordenança do Rei de Portugal, cujo descendente, Pedro Antonio, vereador da cidade de Vigia, foi morto cruelmente no tempo da Cabanagem, quando defendia a legalidade.

Deste nasceu Domingos Antonio Raiol, que Pedro II agraciou com o título de Barão de Guajará. Órfão aos cinco anos de idade, foi educado pelo primo e amigo Bernardo de Souza Franco. Tornou-se historiador, parlamentar, escritor, polemista, presidente de Províncias (1). O vigiense, nascido a 4 de março de 1830 e falecido a 29 de outubro de 1912, tornou-se o “historiador necessário” (2) da Cabanagem. Devido a influência da família nordestina nos hábitos das famílias paraenses, algumas crianças absorviam o nome do padrinho de batismo. Talvez os que se chamam Raiol (ou melhor, Rayol) no Mosqueiro tenham essa origem, pois a Ilha não fica distante da cidade da Vigia, para onde convergiu o primeiro que aparece com o sobrenome. Pode ser também que sejam legítimos ramos da árvore da qual provém o Barão porque são operosos, inteligentes e honrados. Aparecem no século XX como Mestres de Obras, pescadores, lavradores e comerciantes. Os Raiol doutores, residentes nas capitais, desconhecem, todavia, esses pseudo-primos.

Há, todavia, outra versão, muito verossímil, aliás. Um padre Raiol, José Raiol, oriundo da Vigia, foi grande amigo do Mosqueiro. Como diretor espiritual da paróquia, trabalhou ativamente. É fama que lhe cabe a iniciativa de retirar o cemitério da praça principal, instalando-o em local adequado, onde ainda hoje se encontra. Teria, então, dado os primeiros passos no sentido de, onde estava o cemitério, construir, como na verdade aconteceu mais tarde, a modesta, porém arquitetonicamente equilibrada igreja de N. Srª do Ó, padroeira da Ilha.”

“O sacerdote, liberto de pensamentos e ações, não muito aprisionado preconceitos nem escravo de votos que investem contra os preceitos divinos e da natureza, tornou-se patriarca. Numerosos afilhados e descendentes seus espalharam-se pela Ilha. Um deles, de nome Didaco Raiol, destacou-se na história do desenvolvimento étnico dos insulanos. Citado, recordado sempre respeitosamente, o padre José Raiol ainda hoje é venerado pelo vivo esforço em prol dos seus paroquianos.

O bondoso sacerdote, homem da época e para a época, não merece quaisquer restrições dos seus rebanhos. Antigamente, sabia ele muito bem, cabia aos párocos não só deveres espirituais como sociais, na qualidade de autênticos pais, padrinhos, protetores e mestres. Noções de civilização, higiene, moral e cívica eram ministradas pelos prestigiosos ministros.

Mosqueiro muito deve a esse notável homem, cuja compreensão, autêntica cravação em joia valiosa, ainda hoje cintila nos planos executados.”

(1) Pará, Alagoas, Ceará e São Paulo.

(2) Segundo palavras de Arthur Reis.

(FONTE: MARINHO ROCHA, Cândido. “Ilha Capital Vila”- GRÁFICA FALANGOLA EDITORA. Belém-Pa, 1973- pp. 28 e 29)

MOSQUEIRANDO: O padre José Raiol citado por Cândido Marinho Rocha seria o mesmo padre Manuel Antonio Raiol, cuja biografia foi estudada pelo Prof. Donato Mello Junior e apresentada na obra de Meira Filho? Acreditamos que o assunto mereça uma pesquisa mais profunda. O certo é que a família Raiol é uma das mais tradicionais do Mosqueiro e suas residências ficam localizadas na 5ª. Rua da Vila, cujo nome homenageia o padre Manuel Antonio Raiol, o primeiro Pároco da Ilha. Entretanto, nos primeiros tempos da Vila, os Raiol moravam na 1ª Rua. Depois, durante a gestão do Intendente Municipal Abelardo Leão Conduru, suas terras foram requisitadas pela Prefeitura para um projeto que nunca se concretizou e, em troca, lhes foram concedidos os lotes de terra com a atual localização.

37 comentários:

  1. marivalda ramos mescouto1 de julho de 2012 20:25

    eu sou da familia ramos raiol.minha mae e ramos raiol e meu pai e mello mescoto.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha é do mosqueiro cujo pai do meu avô era o português Antonino eloi cardoso Raiol e queria saber se há alguma ligação com os Demais...






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é josé maria raiol , sou de mosqueiro também sou neto do português Antonino eloi cardoso raiol sim há ligação ,somos primos e nossa família é muito grande esta espalhada por este imenso país,

      Excluir
  3. eu me chamo Igor Raiol e moro em Angra dos Reis, mas minha família é toda Paraense :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, eu também sou da Família Raiol, com muito orgulho haha.. Aí moro por aqui pelo Pará.. Tenho muita curiosidade sobre as raízes de nosso sobrenome

      Excluir
    2. Olá Igor, eu também sou da Família Raiol, com muito orgulho haha.. Aí moro por aqui pelo Pará.. Tenho muita curiosidade sobre as raízes de nosso sobrenome

      Excluir
  4. Sou Raiol tbm... Meu avô é de Vigia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nathália qual o nome do seu avô???

      Excluir
    2. Sou Raiol também kk.. Será que somos parentes ? 😕 meu avô é de Bragança

      Excluir
  5. Olá sou Renata Raiol mas minha família é de Soure Ilha do Marajó

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Raiol, de Belém-PA, família de Vigia =)

    ResponderExcluir
  7. Sou fernanda raiol, minha família é de um interior do pará chamado quatipuru, sendo que somos todos praianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Fernada minha família e der quatipuru com o sobre nome Raiol

      Excluir
  8. sou Sharon Raiol , sou bisneta de Cicero Raiol , de Vigia...

    ResponderExcluir
  9. Sou Bruna Raiol, neta da Dona Maria Célis Raiol, amei o final do texto, conta realmente a história da nossa família, quase toda a nossa família mora na 5ª rua, minha avó, meu pai José Antonio Raiol, meus tios e tias Carlos Raiol, Nelson Raiol, Creuza Raiol. Célia Raiol, Maria Raiol, Marlene Raiol...ufa...todos pertinho, mas eu agora moro em Santa Catarina...

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Raimundo Raiol, neto de Júlia Raiol de Mosqueiro, pelo que pude apurar percebo somos na maioria de origem do Baráo de Guajará, Domingos Raiol de Bragança, alguns substituíram o "i" pelo "y", mas temos sim um grau de parentesco, fico feliz de ter uma família grande e me sinto muito bem quando encontro um irmão com o mesmo sobrenome.

    ResponderExcluir
  11. Olá me chamo Bruno Raiol e meu avô é de Maracanã e se chama "RAIOL" (Não tenho contato com eles, por isso não sei o primeiro nome dele)

    Tem algum primo aii??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou de igarapé-açu, perto de maracanã haha

      Excluir
    2. Olha, eu sou de igarapé-açu, perto de maracanã haha

      Excluir
  12. Bruno Raiol:

    Em Santa Maria existe uma avenina com o nome do meu bisavô PEDRO RAIOL.

    ResponderExcluir
  13. Talitta Raiol

    Tambem sou RAIOL, minha familia é de Bragança-PA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família também é de lá 😐 meu avô se chamava Martinho Raiol, será que somos parentes? Kk

      Excluir
  14. Tb sou Raiol. Minha familia vem de Vigia no PA.. Meu avo Virginio Aureliano Raiol e tinha 20 irmaos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte da minha família também tem origem em Vigia no PA, onde nasceram meu avô Luiz Monteiro Rayol e meu bisavô Paulo Henrique Rayol. Estou tentando traçar a árvore genealógica dessa família. Seria interessante se você pudesse informar o nome dos 20 irmão do seu avô Aureliano Raiol, quem sabe ajude a encontrarmos algum parentesco.

      Excluir
  15. Tb sou Raiol. Minha familia vem de Vigia no PA.. Meu avo Virginio Aureliano Raiol e tinha 20 irmaos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte da minha família também tem origem em Vigia no PA, onde nasceram meu avô Luiz Monteiro Rayol e meu bisavô Paulo Henrique Rayol. Estou tentando traçar a árvore genealógica dessa família. Seria interessante se você pudesse informar o nome dos 20 irmão do seu avô Aureliano Raiol, quem sabe ajude a encontrarmos algum parentesco.

      Excluir
  16. Heberton Raiol 18 de setembro de 2015

    Também sou da família Raiol é moro em Maracanã -Pá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moço, eu sou de Castanhal, meu avô que era Raiol é de Bragança.. Minha família Raiol mora aqui em igarapé-açu

      Excluir
    2. Ei Heberton seríamos parentes? Resido em Belém mas minha família toda é maracanaense.

      Excluir
  17. Também sou Rayol, minha avó é de Curuçá.

    ResponderExcluir
  18. Oi meu nome é Rodrigo Ramirez Barata, Meu pai é de belem do para.
    Nome Rosemiro Raiol Barata, Meus avôs Braz Idalino Barata e Enedina Barata, acho q o nome de solteira era Enedina Raiol ou pode ser o padrinho quem deu o nome... se alguem souber algo. me mande um email rodrigo.ramirez80@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, eh também sou da Família Raiol.. Gostaria de conhecer mais pessoas com nosso sobrenome.. Meu avô era de Bragança, e acredito que tenho parentes em peixe-boi e em maracanã.. Se quiserem entrar em contato eu ficarei muito feliz e conhecê-los 😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adria minha família Raiol é de maracanã moramos em Belém. Seríamos primos de 5° hahahaha

      Excluir
    2. Também sou Raiol, morava no interior, Viseu, perto de Bragança, mas hoje resido em Belém.

      Excluir