Autor: Claudionor Wanzeller
1945: A devoção à Santa Rosa de Lima, padroeira da capital do Peru chega ao Caruaru, no interior da Ilha do Mosqueiro, com a lancha “voadeira” do Padre alemão Eurico Frank e conquista a família Fróes.
Santa Rosa de Lima (FOTO: Wanzeller, 2013)
1961: No dia 30 de agosto, o Padre Samuel Amorim Sá sugere à comunidade a construção de uma capela para a Santa e lança a pedra fundamental.
Comunidade recebe a Santa na Capela (Wanzeller, 2013)
1963: A Festividade de Santa Rosa de Lima tem início com a chegada do Quadro da Santa, trazido de Roma pelo Padre Rui Guilherme Coutinho. A Srª. Osmarina Moraes de Araújo (Dona Zuzu) compõe o Hino de Exaltação à Santa.
Quadro da Santa trazido de Roma.
1982: No dia 29 de agosto, acontece a Primeira Procissão Fluvial com a Imagem de Santa Rosa de Lima trazida do Peru e doada pelo Sr. Raimundo Maués, em pagamento de promessa.
Raimundo Maués, doador da Imagem (Wanzeller, 2010)
1988: A Capela, finalmente concluída, após anos de construção, ganha as formas e dimensões atuais, graças à colaboração, à persistência e ao trabalho de Waldemar Almeida, José Morais da Silva, José Bentes Bahia, Antenor Fróes e Raimundo Bahia.
Quadro e Imagem venerados na Capela (Wanzeller, 2013)
1991: No dia 30 de agosto, primeira equipe a realizar registro em vídeo (VHS) da Procissão Fluvial: Claudionor Wanzeller (repórter), Antônio Rodrigues (assistente técnico) e Fernando Augusto Peralta (cinegrafista).
Conduzindo a Imagem para o Porto (Wanzeller, 2013)
2013: A Procissão Fluvial passa a ser realizada no dia 23 de agosto, uma vez que a Igreja Católica dedica às festas litúrgicas de Santa Rosa de Lima as datas de 20, 23 (Igreja Episcopal) e 30 de agosto (América Latina). A Capela, totalmente reformada, acolhe, em sua singela beleza, a Imagem da Padroeira e as orações dos devotos, no coração da Ilha.
FOTOS: C. S. Wanzeller, 2013.
PESQUISE NESTE BLOG:
Para conhecer detalhes sobre o Caruaru e sua Festividade, pesquise:
http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/09/na-rota-do-turismo-caruaru-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário