quarta-feira, 3 de abril de 2013

NA ROTA DO TURISMO: SÍTIO PRATIQUARA

clip_image002

FOTO: Fernando Lima Kayak Selected for Google Earth [?] - ID: 43234596

FONTE: http://www.panoramio.com/photo/43234596

Sítio Pratiquara

clip_image004


Localizado em frente ao Rio Pratiquara, é um local belíssimo, além de ter uma ótima infraestrutura. O sitio também oferece trilhas ecológicas aos turistas.

FONTE:

 http://cidadebrasileira.brasilescola.com/para/pontos-turisticos-mosqueiro.htm

UM LADO DIFERENTE DE MOSQUEIRO

Ilha situada no estado do Pará e banhada pelas baías de Santo Antônio, Marajó e do Sol, atrai turistas.

JOÃO PAULO SEABRA

João Paulo Seabra

clip_image005

Quem pensa que a ilha de Mosqueiro tem a oferecer somente as praias de água doce e a deliciosa tapioquinha na Vila, com certeza ainda não conhece a trilha ecológica do Nonato – como é mais conhecida a Trilha do sítio Pratiquara.
O ponto de partida é o porto do Pelé, nas redondezas do cemitério da cidade. Dentro de no máximo 20 minutos de barco, já se chega lá. O dono do sítio e guia turístico espera os visitantes e ajuda todos a desembarcarem no trapiche que aparece no meio da mata.

No início, todos os avisos e precauções que devem ser tomadas durante as mais de duas horas de caminhada são falados. Muitas pessoas decidem não continuar e atravessam a barco em direção a uma balsa, onde encontrarão mais tarde os aventureiros.

A trilha reveza momentos de mata fechada, em que é necessário se abaixar e empurrar alguma mata, e espaços mais abertos, momento propício para respirar fundo. Também é preciso ter equilíbrio para passar por pontes estreitas feitas com palmeiras do açaí.

Se o horário for o adequado (por volta de oito horas da manhã ou no final da tarde), os trilheiros conseguem ver animais como os pássaros e peixes da Amazônia. Eles ainda conhecem árvores nativas e os seus usos, como são a Castanha do Pará ou a Angelim Pedra.

Ainda é possível ver buracos no chão indicando a principal atividade econômica, até algum tempo atrás, das oito comunidades do entorno da trilha: a produção de carvão. Uma área de mangue também está no meio da trilha do Nonato. Para não prejudicar o meio ambiente, placas com o tempo de degradação de matérias como o vidro e o plástico também estão na trilha. 
No final da aventura, para recuperar as forças, os visitantes podem deitar em redes penduradas em cabanas, tomar banho no rio, andar de pedalo e ainda se impressionar com artesanatos produzidos por moradores da região. Um dos objetos que mais agrada é o “pau da chuva”, um cilindro feito de palmeira com pedras dentro que ao ser virado de um lado para o outro imita o barulho da chuva. Ele tem uma finalidade relaxante.

O almoço é servido logo em seguida e tem no cardápio elementos da culinária do Pará, como o peixe no caldo do tucupi, camarão, sucos de frutas da Amazônia como o cupuaçu e ainda o açaí, que deixa muitos turistas deliciados.
Depois de completar a trilha com a família e amigos, a arquiteta Luíza Figueira se mostrou empolgada com a aventura pela qual passou. Ela já tinha feito esse tipo de atividade antes, mas diz que a do Sítio Pratiquara é diferente, pois é de mata fechada como poucas.

Até o ano de 2004 a trilha ainda estava em fase de experimentação, quando estudos topográficos e estratégicos estavam sendo feitos. Agora ela já está funcionando regularmente e recebe grupos de no máximo 15 pessoas, duas vezes na semana.

Durante a caminhada, eles fazem uma interpretação, ou seja, conhecem espécies animais e vegetais típicas da região, comentam as suas utilidades, muitas vezes medicinais, e como os povos aborígenes as usavam.
Para visitar a trilha é necessário agendar um grupo por meio de uma empresa. Outras informações e agendamentos podem ser conseguidos pelo e-mail
sitiopratiquara@yahoo.com.br.

FONTE: http://www.ilc.ufpa.br/jornal/lazerturismo/index.php?id=12

clip_image007

clip_image009

clip_image011

FONTE: http://www.fabelnet.com.br/graduacao/turismo/visitas/pratiquara.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário