quinta-feira, 25 de abril de 2013

MEIO AMBIENTE: CARAMUJO NERETINA OU ARUÁ-DO-MANGUE

Autor: Pedro Leão

clip_image002

As Neritinas são pequenos caramujos bastante coloridos, originários de mangues / estuários, mas que se adaptam bem a aquários de água doce. Possuem uma concha globosa e semiesférica, com espira baixa, de aspecto porcelanoso e não nacarado, com superfície lisa e polido. São excepcionais algueiros, mas têm o inconveniente de depositarem cápsulas de ovos nos vidros, rochas, etc. Duas espécies ocorrem no Brasil, Neritina zebra e Neritina virginea.

clip_image004

Neritina zebra ocorre no Brasil, desde o Pará até Cabo Frio (RJ) e no Suriname. É uma espécie comum em bancos de lama, em águas salobras. Espécie tolerante à poluição, Neritina zebra resiste a regimes de limnéticos a eurihalinos. Esta espécie é utilizada no Estado do Pará como alimento e fonte de renda para famílias ribeirinhas, sendo sua concha também utilizada na preparação de argamassa de taipa, junto com outros componentes, como a água e o barro.

clip_image006

ILHA DE MOSQUEIRO

Neritina zebra ocorre neste arquipélago do estuário amazônico, tanto nos substratos das áreas de praias (costões) como na do Ariramba, Caruara e Paraíso, como também nos ambientes ribeirinhos da denominada área rural da ilha.

Neritina zebra (Bruguière, 1792) (Mollusca: Gastropoda: Neritidae).

A Neritina zebra é um herbívoro dominante do entremarés dos costões rochosos da Ilha de Mosqueiro, sendo uma importante reguladora das comunidades de  algas. A complexidade do substrato pode ser importante na ocorrência destes moluscos, influenciando na disponibilidade de refúgio.

Substratos: matacão,  argila, transição entre matacão e argila, seixo  e calhau.

clip_image008

Conchas de  Neritina zebra, apresentando diferentes cores, variando de marrom bem escuro a amarelo.  A última concha do lado direito da segunda fileira foi tratada com hipoclorito de sódio. 

Fontes:

pibic.ufpa.br/ANAISSEMINIC/.../geociencias_oceanografia012.pdf

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=144568

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=27&id_subcategoria=&com=1&id=133&local=2

http://mosqueiroambiental.blogspot.com.br

FONTE:

http://mosqueiroambiental.blogspot.com.br/2013/03/caramujo-neretina-ou-arua-do-mangue.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário