Há muito tempo, ainda em criança, vi uma folhinha (calendário) que trazia uma charge sobre a passagem de ano: o Ano Velho, um raquítico e maltrapilho velhinho de barba branca, era expulso a vassouradas pelo Ano Novo, um jovem forte e garboso.
Não sei se o cartunista foi inspirado pelo “homem da vassoura”, o candidato à Presidência do Brasil que, outrora, prometia varrer a corrupção e os corruptos de nosso país (Que ilusão!). Talvez o desenho fosse, também, uma espécie de vingança da juventude da época contra a rígida educação imposta pelos antigos. Não sei dizer.
Só sei que, na minha imaginação infanto-juvenil, via aquele velhinho como um Papai Noel injustiçado e desprezado logo após as festas natalinas. Acho que o sonho do presente foi realizado ou não. Posso dizer também que, apesar das homéricas surras que, na época, se levava pelos malfeitos impensados, nunca fui nem sou um revoltado contra a educação tradicional. Em verdade – dizem -- o sofrimento fortalece o espírito.
Sei, perfeitamente, que, pela ordem natural das coisas, o novo substitui o velho. Acredito, porém, que “expulsar o Ano Velho”, como se fosse ele culpado de nossos erros e fracassos e merecesse o esquecimento total, não é a melhor atitude, pois sem passado não existe presente.
É certo que a chegada do Ano Novo deve ser comemorada efusivamente, pela esperança de um futuro melhor que ele representa. Mas a despedida do Ano Velho também deve ser festejada com muito carinho, pois ele representa mais um ano de Vida, da nossa vida, da vida de nossos amigos e parentes.
Quanto ao que não foi satisfatório no ano que se vai, lembre-se de que erros e fracassos devem servir de aprendizado e constituem a experiência de vida tão imprescindível à construção dos nossos momentos de vitória e felicidade.
Que se vá o Ano Velho e que sejamos felizes e melhores no Ano Novo!
MOSQUEIRANDO: A vocês que nos seguiram ou, simplesmente, acessaram as páginas deste Blog em 2014, desejamos um Ano Novo de novas ideias e novas atitudes, de novas oportunidades e novas realizações, de novos amigos e novas alegrias, em um saudável ambiente repleto de muita paz, muito amor e muita Fé!
Feliz Ano Novo!
Claudionor Wanzeller
Nenhum comentário:
Postar um comentário