Autor: Fabio Romero
Turismólogo e amazonida.
Um dos peixes mais gostosos e que causa mais surpresa na Amazônia é o Filhote. Apesar do nome, é um peixe de couro que pode chegar facilmente a 100kg, ou seja, é inevitável ouvir aquela piadinha dos viajantes ao se deparar com peixe na feira do Ver-o-Peso em Belém: se esse é o filhote, imagine o pai. Vamos a algumas curiosidades sobre ele:
Nomes: Piraíba, Filhote;
Descrição: Peixe de couro, de coloração escura, cabeça grande e olhos pequenos, pode pesar até 300kg e medir cerca de 2 metros, o dorso pode chegar a mais de 30cm. Peixes pesando até 60kg são conhecidos como filhote;
Ecologia: Ocorre em lugares profundos, poços e remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios. Na Amazônia, é encontrado ao longo da costa da Ilha de Marajó.
Gastronomia: Ao lado do Pirarucu, Tambaqui e Tucunaré, o Filhote é considerado um dos peixes nobres da culinária amazônica. O quilo pode variar de R$ 7,00 nas feiras livres a mais de R$ 20,00 nos supermercados. A carne, bastante versátil, rende filés inteiros que vão bem assados, fritos, na chapa e cozidos. Em Belém, o peixe é incorporado a diversos pratos da culinária tradicional e contemporânea: Caldeirada Paraense (Filhote cozido com ou sem tucupi, cebola, tomates, ovos, pimenta, caranguejo e camarão com ou sem jambu); Filhote na crosta de castanha-do-pará com amêndoas (recomendo no Manjar das Garças); assado na brasa com risoto de jambu e/ou ao molho de camarão, etc.
Abaixo algumas fotos tiradas por mim de um filhote pescado nas proximidades da Ilha do Mosqueiro, a 80km do centro de Belém:
Na próxima visita à Amazônia, não deixe de visitar os restaurantes de Belém e a Feira do Ver-o-Peso e curtir o filhote.
FONTE: http://fabioromero.blogspot.com.br/2011/12/curiosidades-da-amazonia-filhote.html
MOSQUEIRANDO: É verdade, esse peixe tem hábitos carnívoros e, quando pesa mais de 60 kg, é chamado de Piraíba. Abaixo, mais algumas fotos do peixe tiradas na Ilha do Mosqueiro por Kleber Barbosa:
FONTE: https://www.facebook.com/kleber.barbosa.796
Nenhum comentário:
Postar um comentário