domingo, 16 de outubro de 2011

A OUTRA FACE DA ILHA: LUZ (QUASE) PARA TODOS

 

 

Quem acompanha o MOSQUEIRANDO viu, com certeza, o trecho (abaixo) de uma postagem que fizemos há um ano, sobre a implantação do Projeto Luz Para Todos na Comunidade Tradicional do Caruaru (Ilha do Mosqueiro-Pa), o qual não foi concluído, pois famílias do Mari-Mari comprovadamente cadastradas foram excluídas do mesmo, sem explicação racional:

“No entanto, ficamos entristecidos ao sabermos que o Projeto Luz para Todos não chegou àquela localidade, deixando sete famílias sem energia elétrica, embora tenha sido aprovado em 2007 e o Governo Federal, repassado os recursos para a Rede Celpa. Não sabemos se é falta de interesse, excesso de burocracia ou preguiça mesmo, com todo o respeito ao animal que vimos no alto de uma embaúba, muito apressado em proteger o filhote ao sentir os primeiros pingos de chuva.

clip_image002

O bicho-preguiça e seu filhote (Foto: Alice Lameira).

Com a palavra o Ministério Público e o Comitê Gestor do Projeto Luz para Todos.”

E a luta para que o direito desses mosqueirenses seja respeitado já se arrasta por quatro anos. Até ao Ministério Público Estadual os moradores locais já recorreram em junho do ano passado, mas o Comitê Gestor ainda não resolveu o problema. POR QUÊ? Garanto a vocês que, apesar de humilde, essa gente ribeirinha é tenaz e não vai parar (NÃO ADIANTA MUDAR PRA NOVELA). Sabemos que o assunto já está na área federal e pode chegar ao Ministro de Minas e Energia, Ministério Público Federal e, se necessário, à Presidenta Dilma.

Ainda tristes com o descaso daqueles que deveriam empenhar-se para melhorar a qualidade de vida do povo, estivemos na comunidade no dia 12 passado, para levar às quarenta e cinco crianças, que nos aguardavam ansiosamente, um pouco de alegria. Afinal, era o tão propalado DIA DAS CRIANÇAS! Presentes doados de coração pelo Thiago e pela Karina, uma suculenta sopa oferecida pela Prof.ª Alice Lameira e palavras de incentivo proferidas pelos Profs. Carlos Mathias e Claudionor Wanzeller e pelo nosso amigo Arthur, paraense que mora em Fortaleza, fizeram da reunião um momento feliz. É óbvio que ficamos satisfeitíssimos. Felizes também estavam a Edna Mathias e sua irmã Carmen, assim como o Sr. Deuzarino e sua esposa Dona Fátima, proprietários do Sítio Rei Davi, onde ocorreu a festa.

clip_image004

Dia das Crianças no Sítio Rei Davi, rio Mari-Mari (Foto: Wanzeller)

clip_image006

Prof. Carlos Mathias fala às crianças (Foto: Wanzeller)

clip_image008

Crianças e adultos compartilham a sopa (Foto: Wanzeller)

clip_image010

Arthur, Carmen e Alice à margem do Mari-Mari (Foto: Wanzeller)

clip_image012

Carlos Mathias, Edna e Carmen passeiam no rio (Foto:Wanzeller)

Nenhum comentário:

Postar um comentário