segunda-feira, 4 de março de 2013

MEIO AMBIENTE: COMUNIDADES RURAIS DE MOSQUEIRO

Autor: Pedro Leão

clip_image002


No período das férias de julho, o mais concorrido balneário de Belém, a Ilha de Mosqueiro, chega a alcançar 500 mil pessoas que buscam a ilha para o descanso, lazer e badalação dentro da extensa programação esportivo- cultural.

Mosqueiro possui 17 km de praias de areias com ondas de água doce, muitas das quais ligadas ao ambiente que podemos caracterizar como praias urbanas, recebendo influência direta das marés do estuário amazônico, mas com variações de gradiente de salinidade, que acompanham as mudanças sazonais de pluviosidade.

O ambiente praiano da ilha é composto das seguintes praias: Areão, Bispo, Praia Grande, Prainha do Farol, Farol, Chapéu Virado, Porto Artur, Murubira, Ariramba, São Francisco, Carananduba, Caruara, Marahú, Paraíso, Conceiçã0, Praia Grande (Baía do Sol), Bacuri, Camboinha.

clip_image004

         VISTA PANORÂMICA DO TRAPICHE DE MOSQUEIRO

Mosqueiro estabelece relações e influências ambientais diretas e indiretas com as águas do Rio Amazonas e de outros ambientes aquáticos aos quais mantém limite ou dos que recortam seu território, como os pequenos rios, igarapés, furos e alagados, de águas brancas (barrentas) ou pretas, de grande importância no deslocamento das populações locais e ambientes de desenvolvimento ictofaunístico explorados pela pesca artesanal, uma das principais atividades econômicas da ilha.

clip_image005

      TRILHA ECOLÓGICA OLHOS D'ÁGUA

Dentre as comunidades rurais da ilha, denominadas de sítios, dotadas de inigualável beleza paisagística, mas que vêm sendo antropizadas aceleradamente, elencamos as comunidades do Parque Ambiental Municipal – Margens do Rio Murubira, Tamanduaquara, Pratiquara e comunidade do Espírito Santo, Caruaru, Tucumandeua, Itapiapanema, Castanhal do Mari-Mari e Tabatinga ou Cantuário.

clip_image006

                RIOS DA ÁREA RURAL DE MOSQUEIRO

No povoado do Caruaru (terra de alimento em abundância), onde termina a Trilha Ecológica Olhos d’água, além da captura de peixes e camarões, realizada através de apetrechos e armadilhas tradicionais, a comunidade se dedica ao plantio de mandioca, para feitura de farinha, goma e tucupi, e plantio de outras culturas, como o cupuaçu. Destacando-se pelo artesanato com materiais tirados da natureza, tem-se ainda viva a produção de canoas e montarias com a madeira retirada da mata.

A comunidade do Caruaru se notabilizou por ambientar o curta-metragem Matinta, que tem  a  paraense Dira Paes no elenco.

clip_image007

                             FOTOGRAFIA  DE “MATINTA"

Territorialmente, Caruaru apresenta uma significativa área de terra com redominância de solos de terra firme. Segundo seus moradores, está dividida em duas áreas: Caruaru de baixo e Caruaru de cima (Tucumandeua).

clip_image008

                                  PESCA ARTESANAL

Na comunidade Castanhal do Mari-Mari, ainda é forte a atividade pesqueira artesanal. Seguindo a tradição local, na comunidade é famosa a produção artesanal feita com folhas e materiais naturais. Seus moradores são hábeis artesãos de instrumentos usados na pesca, como canoas, remos, matapi e redes, atividade que se realiza nos igarapés Mari-Mari Açu, Canavial, além  das águas claras do Aracairu..

clip_image009

                                         MARI-MARI

Fontes:

http://ecomuseuamazonia.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

Oesselmann, Dirk. Encontros transculturais: sua importância para pensar e agir democrático de educadores (as) numa comparação internacional / Dirk Oesselmann  e  Maria Lúcia Gaspar  Garcia  (Orgs.). – Belém: Unama, 2010.

http://www.fotoativa.blogger.com.br/2007_10_01_archive.html

http://www.panoramio.com/photo/44021370?tag=Mosqueiro

LEÃO, Pedro da Silva. ILHA DE MOSQUEIRO: Práticas de Pesca Sustentável numa Comunidade Tradicional da Amazônia – Estudo de Caso. IN. mosqueirando.blogspot.com/

FONTE:

http://mosqueiroambiental.blogspot.com.br/2012/07/comunidades-rurais-de-mosqueiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário