sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CARNAVAL NA ILHA: LIGA UNE ESCOLAS PARA 2012.

As Diretorias dos Peles Vermelha, Piratas da Ilha e Estação Primeira do Maracajá, escolas de samba tradicionais da Ilha do Mosqueiro, visando à revitalização do carnaval-espetáculo esquecido há onze anos, decidiram fundar uma LIGA que fortalecesse, junto aos órgãos oficiais, essas instituições e outras que a ela se filiem, para o ato de reivindicação de seus direitos, enquanto guardiãs e promotoras da cultura local. Sendo assim, após criteriosa análise do carnaval mosqueirense na última década, decidiram enviar uma EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS ao Prefeito Municipal de Belém, Duciomar Costa, solicitando algumas providências, já para o Carnaval de 2012. Eis o texto:

“EM nº 00001/2011 – LIMACC

Belém (PA), 14 de setembro de 2011.

Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Belém,

Duciomar Costa.

1. Temos a honra de submeter à elevada consideração de Vossa Excelência a proposta de mudança do local de desfile das agremiações carnavalescas da ilha do Mosqueiro, no ano vindouro, visando à revitalização do carnaval-espetáculo aos moldes tradicionais, o que não acontece há onze anos, quando a FUMBEL deixou de realizar o Concurso de Escolas de Samba nesta localidade.

2. Esta Proposta é resultado de intenso esforço desenvolvido pelas três principais escolas de samba da ilha (Peles Vermelha, Piratas da Ilha e Estação Primeira do Maracajá), que, mesmo assim registradas, estão reduzidas à condição de blocos perante a FUMBEL e Agência Distrital do Mosqueiro. Tal proposta corresponde também aos anseios de outras agremiações que desejam desfilar fantasiadas.

3. Desse esforço conjunto resultou a decisão de constituir-se uma LIGA (LIMACC) que, além das entidades interessadas, congregará também outras associações culturais das mais diversas naturezas. Suas metas são claras e definidas, entre as quais têm prioridade o resgate dos antigos carnavais, a mudança do local de desfile e de grandes eventos da Rua Nossa Senhora do Ó e Praça da Matriz para a Rua Francisco Xavier Cardoso (6ª Rua) e, obviamente, o desenvolvimento cultural da ilha.

4. Justifica-se a mudança de local por vários motivos recorrentes: a) aumento considerável da população nas altas temporadas, como o Carnaval; b) o grande fluxo de pessoas, principalmente à noite, para a Praça da Matriz, que, sem dúvida, é um importante ponto turístico; c) o congestionamento de veículos nessas ocasiões, pela dificuldade de acesso e por falta de estacionamentos; d) o comprometimento do bem-estar do público que frequenta a Praça o ano inteiro e merece ser bem recebido e bem tratado, pois ajuda a alavancar a nossa economia, na medida em que consome ali as iguarias oferecidas pelos vendedores da Vila; e) as dificuldades de uma segurança preventiva motivadas pela grande concentração de pessoas e exiguidade de espaço, uma vez que não existe isolamento entre brincantes das agremiações, foliões avulsos e público assistente; f) pista de desfile totalmente ocupada pelo vai-e-vem de pessoas, foliões, carros-som e – como aconteceu este ano – até caminhões com aparelhagens sonoras tocando tecnobrega, música não- condizente com a programação do evento.

5. A mudança do local para a Rua Francisco Xavier Cardoso (6ª Rua) não exclui a possibilidade de realização, na Praça da Matriz, de outros eventos como shows ou bailes populares que não exigirem um espaço muito grande. Acreditamos que nossa proposta só depende de vontade política por parte de órgãos oficiais, como a Agência Distrital do Mosqueiro e FUMBEL, e alguns ajustes no local, os quais demandam pequeno investimento: a) restauração do asfalto, no trecho compreendido entre as Travessas Siqueira Mendes e Comandante Ernesto Dias; b) mudança da iluminação pública no mesmo trecho, com a instalação de lâmpadas de vapor metálico, cuja luz realça mais as cores; c) instalação de quatro postes altos dotados de energia elétrica (semelhantes aos existentes na orla do Porto Arthur), para a instalação de refletores por ocasião dos eventos; d) permissão para que somente as agremiações participantes do evento usem, com a devida fiscalização da Vigilância Sanitária, os espaços delimitados para a comercialização de bebidas, comidas e outros produtos afins, cujo objetivo é gerar renda a ser destinada ao aprimoramento das futuras apresentações das entidades envolvidas.

6. Em contrapartida, as agremiações assumirão as seguintes responsabilidades: a) instalação dos refletores necessários à iluminação; b) montagem do alambrado para isolamento da pista de desfile, separando-a do público espectador, no trecho compreendido entre as Travessas Siqueira Mendes e Pratiquara; c) organização e disciplinamento do desfile, com o apoio dos órgãos oficiais, inclusive os de Segurança Pública.

7. Essa mudança, num primeiro momento, pode surpreender, por quebrar uma disposição rotineira, e até gerar opiniões contrárias; mas estamos convencidos de que é a melhor medida, pois a ilha, nas altas temporadas, tem público para todos os gostos e assim como uns querem o carnaval livre e solto dos trios elétricos, blocos de sujos ou de arrastão, outros preferem o carnaval-espetáculo das escolas de samba e de blocos de enredo ou de empolgação. O certo é não misturá-los.

8. É esta, em síntese, a Proposta que temos a honra de submeter à apreciação de Vossa Excelência e que, em merecendo acolhida, significará um salto na revitalização do Carnaval Mosqueirense (o qual já foi o terceiro do Brasil). Outrossim, solicitamos a V.Exª, se possível, a concessão, no próximo carnaval, de subvenção equivalente às escolas de 2º grupo às agremiações da ilha.

 

Respeitosamente,

Paulo Gilberto Cruz Furtado

PELES VERMELHA

Miguel Ferreira da Silva Júnior

U. S. PIRATAS DA ILHA

Iracema Cezar

ESTAÇÃO PRIMEIRA DO MARACAJÁ”

Para comprovar que as agremiações têm razão, apresentamos em vídeo os melhores momentos do desfile da CAMPEÃ do Carnaval na Ilha, no último concurso em 1999.

 

Um comentário:

  1. Sei o quanto é difícil fazer carnaval em Mosqueiro! Parabenizo e apoio à iniciativa dos três presidentes coloco-me a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance. Desejo êxito a entidade e suas afiliadas.

    Adalberto Almeida

    ResponderExcluir