sexta-feira, 29 de agosto de 2014

NA ROTA DO TURISMO: Tapioquinhas da Vila são tradição na Ilha do Mosqueiro.

 

Segredo de como preparar as delícias, doces, salgadas, secas e molhadas não é revelado pelas tapioqueiras.

clip_image002

Desde cedo, a procura é grande pelas famosas tapioquinhas na praça da Vila, em Mosqueiro. Para a tapioqueira Sandra Silva, mesmo com todas as mesas ocupadas e com clientes em pé, o movimento é considerado baixo. “Nem está tão grande como em outras vezes”, analisa.

Mas os clientes não reclamam da esperar. O desejo fala mais alto. “Eu vim para Mosqueiro só para comer tapioca. Não foi nem para pegar sol. Só a tapioca na folha da bananeira”, revela a técnica em enfermagem, Ana Duarte.

Mês de férias é assim na Vila. Os visitantes não param de chegar e as tapioqueiras não têm tempo para descansar. “É direto, de 4h até 11h30, meia-noite. E tem freguês”, conta Leila Monteiro. O engenheiro agrônomo Marconi Sabino, já na terceira tapioca, define: “é a melhor tapioca do Brasil”.

Parada obrigatória

As barracas de tapioquinha da Vila são parada obrigatória para quem vêm em Mosqueiro. As famosas tapioqueiras são como um patrimônio da ilha e as delícias que preparam, doces, secas, molhadas, se transformou em uma marca registrada de um dos destinos mais visitados do verão no Pará.

O costume já virou tradição e passa de mãe pra filha. Mas o que há de tão especial nessa tapioca? “O segredo, todas nós temos. Mas só em Mosqueiro você encontra a melhor tapioquinha”, afirma a tapioqueira Rita de Cássia da Silva, sem revelar o segredo do sabor. “Elas fazem com bastante carinho”, arrisca a administradora Taiana Gama.

O cardápio é para deixar qualquer visitante em dúvida. São mais de 60 opções, fora os pedidos que surgem da cabeça do cliente. “Eles chegam e dizem: eu quero uma tapioca assim. Eles dão a ideia deles e a gente faz, ao gosto do freguês”, garante a tapioqueira Doralice Araújo.

E foi assim, para agradar o cliente, que Dora criou a tapioca paraense: folhas de jambu cozidas no tucupi e camarões entram no recheio. Para a estudante Lorena Cavalcante, a mistura está aprovadíssima. “Muito boa, a gente sente o gosto do tacacá”.

Confira a receita da tapioca de Camarão com Jambu:

Ingredientes:

1 quilo de goma de tapioca
1 tomate
1 cebola
1 maço de cheiro verde
1 maço de jambu
Sal a gosto
2 colheres de óleo de cozinha
1 porção de camarão pitu ou camarão d’água-doce

Modo de preparo:

Coloque a goma em uma bacia com água e deixe-a de molho por um dia. Depois, deixe-a secar por mais um dia, colocando-a envolta em um pano. Depois, seque e coe com um crivo. Com a goma já peneirada, jogue-a, aos poucos, em um frigideira aquecida, até o pó ficar consistente.

Descasque os camarões, corte o tomate, a cebola em cubos, o cheiro verde e refogue em uma frigideira com o óleo. Depois, deixe por uns 10 minutos até dourar. Em uma outra panela com água, cozinhe o jambu com um pouco de sal. Para finalizar, basta rechear a tapioquinha com o refogado do camarão e o jambu. A porção rende oito tapioquinhas.

FONTE: http://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/edopara/noticia/2014/07/tapioquinhas-da-vila-sao-tradicao-na-ilha-de-mosqueiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário