quarta-feira, 18 de junho de 2014

A ILHA CONTA SEUS CAUSOS: UM CAUSO DE CARNAVAL


 
Autoria: Mosqueiro Vírgula
Era mês de março, terça-feira de carnaval quando eles se conheceram. O Praia Bar estava lotado; os bailes de carnaval naquela época eram nos salões do Pedreira, Parazinho e no Praia Bar, que fica em frente à Pracinha Princesa Isabel anexa à Praça Cipriano Santos (Matriz). Hoje o “Praia Bar” é uma feira de artesanatos e vende os mais diversos produtos produzidos por artesãos mosqueirenses.
As aparelhagens que tocavam nas festas naquela época eram o Primavera (Gold Som), o Copacabana (Ki-bacana) e o Internacional (A Explosão do Som). Era ao som dessas aparelhagens que as famílias encontravam-se para brincar o carnaval ou nos arrastões dos Blocos mais tradicionais do Mosqueiro, hoje escolas de samba, os “PELES VERMELHAS” e os “PIRATAS DA ILHA”, entre outros blocos de sujos.
Mari estreava sua fantasia de índia Pele Vermelha; pulava de felicidade, pois era a primeira vez que seu Jaime deixara ela participar de um baile. Foi essa felicidade que fez Mari pisar no pé do rapaz. João, com uma fantasia de Pirata, sentiu uma pisada no calcanhar; parecia o pé de um anjo, mas o que um anjo estaria fazendo num baile de carnaval, ainda mais pisando em alguém? Ao virar para olhar quem o havia pisado, seu coração gelou. Era uma índia da tribo dos Peles Vermelhas que tinha um olhar penetrante. Mesmo sem saber o que falar, quis saber quem era aquela índia que esbanjava graça e beleza. João aproximou-se daquela índia e usando uma cantada de pedreiro ganhou a simpatia da moça. 
-- Sabia que você acertou uma flechada no meu coração”.
Ela sorriu e respondeu:
-- Se for morrer, morra em meus braços.
João ficou um pouco perdido, talvez a verdadeira flechada tenha sido as palavras de Mari. Teria que pensar rápido; poderia ser sua única oportunidade, pois ali estava a menina mais linda da festa e de todas as noites de carnaval, noite aquela que poderia ser eterna.
-- Acho que não entendi o que você falou; o som está muito alto.
E pegando nas mãos da moça convidou-a para ir lá fora. E Mari foi! Não se trata de ser fácil; é que o amor tem suas razões, principalmente em noites de carnaval. Como já dizia o poeta, “quem irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração”.
-- Aqui o som está muito alto, vamos ali para o coreto -- falou o rapaz essas palavras entre um sorriso de menino.
Mari disse:
-- Qual seu nome?
-- João! respondeu o rapaz.
-- Me chamo Mari!
-- Encantado!
Eles conversaram bastante. Ela contou que estava saindo pela primeira vez desde que adoeceu de sua primeira menstruação... E que havia escolhido aquela fantasia porque era um sonho desde menina. Sair fantasiada de índia era uma realização.
-- Me abrace, hoje estou fazendo 18 anos, sei que você é meu presente.
João fechou os olhos, abraçou-a e beijou-a. Nesse momento, O SINO DO RELÓGIO DO MERCADO deu doze toques. Era meia-noite...
João sentiu o beijo gelado. Então abriu os olhos e percebeu que estava abraçado ao Coreto, beijando uma das colunas que sustentam a estrutura de ferro. João saiu correndo... e passou meses sem sair de sua casa.
Parece brincadeira. Mas, em Mosqueiro, até os dias de hoje, os jovens têm dificuldades na hora de buscar diversão e, por incrível que pareça, no dia de finados, a “iluminação” é feita à noite e o cemitério, nessa data, torna-se um “ponto de encontro”. Pois o redor do Cemitério da Vila transforma-se em uma verdadeira feira livre, onde são vendidos todos os tipos de comidas típicas e guloseimas, velas, flores, brinquedos e até mesmo bebidas alcoólicas.
Após oito meses, João não havia esquecido a moça. Precisava voltar à sua vida normal.
Era dia 02 de novembro. Uma força estranha impulsionava João a ir ao cemitério e ele foi e, mais uma vez, foi surpreendido por Mari. Só que desta vez, para sua surpresa, em uma das sepulturas reconheceu a foto da moça e seu nome escrito em uma plaqueta: “Aqui jaz Mari A. N. A. - A índia mais linda do mundo - * 30/03/196... + 30/03/198...”. Aquela foi a data em que eles se conheceram.
Essa história foi mantida em sigilo até o dia de hoje.
clip_image001clip_image002
clip_image004clip_image006



clip_image008
FONTE:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100007302125955&hc_location=timeline
























Nenhum comentário:

Postar um comentário