sábado, 12 de janeiro de 2013

JANELAS DO TEMPO: O ANIVERSÁRIO DE BELÉM

 

Hoje, Belém do Pará, a cidade das mangueiras, completa 397 anos de existência. É a capital, a maior e mais populosa cidade do Estado e, também, o Portal da Amazônia. Cidade natural construída ao nível das águas da baía do Guajará, em terreno entrecortado por inúmeros riachos e igarapés, que foram transformados em canais ao longo do tempo, enfrenta, durante o chamado inverno amazônico, sérios problemas de inundações e alagamentos, principalmente em suas áreas de baixadas. Porém, são tantos e tão variados os seus atrativos que a sofrida população belenense esquece, nos momentos festivos, esses e outros problemas locais, para deliciar-se com a beleza de nossas paisagens, o sabor exótico da nossa culinária e a riqueza da nossa cultura. É o orgulho de ser Paraense! PARABÉNS BELÉM!

A cidade de Belém começou com a ocupação da foz do rio Pará, com a construção do Forte do Presépio e da primeira capela, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco. Ao redor do forte, surgiu o núcleo que mais tarde se transformou na cidade.

Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616. A expedição portuguesa desembarcou às margens da baía do Guajará, onde foi erguido o Forte do Presépio, hoje Forte do Castelo. O objetivo era evitar a ocupação dos holandeses, ingleses e franceses que estavam tomando o norte da América do Sul.
A nova conquista dos portugueses foi batizada de Feliz Lusitânia. Tempos depois foi chamada de Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, finalmente, Belém, nome de um dos bairros mais antigos de Lisboa, a capital portuguesa, conhecido por seus famosos "pastéis de Belém". Daquele bairro, mais exatamente da Torre de Belém, saíram as embarcações que atravessaram o Atlântico para chegar às novas terras do chamado "Novo Mundo".

FONTE: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-8821,00.html

A 25 de dezembro de 1615 a expedição partiu da baía de São Marcos, composta do patacho Santa Maria da Candelária, do caravelão Santa Maria das Graças e da lancha grande Assunção. Compunha-se de 150 homens, 10 peças de artilharia, pólvora e muita munição e mantimentos. O piloto-mor era Antônio Vicente Cochado, o francês Charies servindo de guia. As três embarcações eram comandadas por Pedro de Freitas, Antônio da Fonseca e Álvaro Neto. A viagem sem incidentes durou 18 dias. E a12 de janeiro de 1616 os portugueses aportaram na baía de Guajará, chamada pelos nativos de Paraná-Guaçu.

clip_image002

Fundação de Belém, obra de Theodoro Braga, 1908, Museu de Arte de Belém (MAB). Na imagem a chegada dos portugueses em suas embarcações, os índios Tupinambá observam a chegada às margens da baía do Guajará (à direita, abaixo) e a construção do Forte do Presépio pelos portugueses (à esquerda).”

FONTE: 

http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/exploradores-e-fundacao-de-belem.html

Para homenagear Belém do Pará em seu 397º Aniversário, um vídeo de Edinaldo Lobato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário