quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NA ROTA DA HISTÓRIA: OS PASSOS DA DEVOÇÃO À SENHORA DO Ó



 imageimage
   N. Srª do Ó- Catedral de Évora, Portugal.              Imagem antiga na ilha do Mosqueiro.

01. Ano 656 d. C. (Toledo, Espanha): A festa da Anunciação, transferida para o dia 18 de dezembro, celebra Nossa Senhora da Expectação.
02. Ano 1148 (Torres Novas, Portugal): Devoção a Nossa Senhora de Almonda.
03. Ano 1187 (Portugal): Devoção a Nossa Senhora de Alcáçova.
04. Ano 1212 (Portugal): A imagem passa a ser chamada de Nossa Senhora do Ó.
05. Ano 1545 (ilha do Mosqueiro, Pará): Francisco de Orellana chega à Baía do Sol, em 18 de dezembro, dia consagrado à Santa.
06. Ano 1653: Os jesuítas instalam a Missão Myribira na ilha do Mosqueiro e trazem a devoção à Nossa Senhora do Ó.
07. Ano 1709 (Olinda, Brasil): Tem início o culto na Capitania de Pernambuco, com o donatário Duarte Coelho.
08. Ano 1719 (Olinda, Brasil): Em 28 de julho, os olhos da imagem vertem lágrimas.
09. Ano 1795: Cópias da imagem são levadas para a ilha de Itamaracá e São Paulo.
10. Século XVIII (Sabará, Minas Gerais): Os bandeirantes introduzem a devoção à Santa e é construída, em estilo indo-europeu, a Capela de Nossa Senhora do Ó.
11. Século XIX: A Irmandade de Nossa Senhora do Ó inicia o culto na ilha do Mosqueiro, venerando a Santa em pequena capela, na praça do povoado.
10. Ano 1868 (ilha do Mosqueiro, Pará): Em 10 de outubro, o Cônego Manuel José de Siqueira Mendes cria a Freguesia do Mosqueiro, sob a égide de Nossa Senhora do Ó, desapropriando a capela da Irmandade para transformá-la em Igreja Matriz.
11. Ano 1869: Em 02 de abril, o Bispo da Província do Grão-Pará Dom Macedo Costa designa como primeiro pároco da Freguesia do Mosqueiro o Padre Manuel Antônio Raiol
12. Ano 1869: O Padre Manuel Raiol assume a nova paróquia e transfere o cemitério que existia na praça, área contígua à capela, para o local onde se encontra atualmente, na Travessa Pratiquara.
13. Ano 1914: É inaugurada a Igreja Matriz da ilha do Mosqueiro.
14. Década de 1920: Tem início a Procissão do Círio na ilha, com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saindo da Casa-sítio dos Irmãos Maristas, na antiga estrada da Praia Grande.
15. Ano 1929: O Círio passa a ocorrer no 2º domingo de novembro, por determinação de D. João Irineu Joffily.
16. Década de 1950: A imagem de Nossa Senhora do Ó substitui a de Nossa Senhora de Nazaré e o Círio é realizado no 2º domingo de dezembro, com seu trajeto ampliado para a Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado.
17. Ano 1965: Em 12 de dezembro, dia do Círio do Mosqueiro, chega à ilha, pela primeira vez, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e participa da Procissão.
18. Ano 2008: Em 05 de outubro, em comemoração aos 140 anos da Paróquia, foi apresentada pelo pároco Pe. José Maria da Silva Ribeiro e abençoada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, a nova imagem de Nossa Senhora do Ó, criada exclusivamente para a Ilha
19. Ano 2011: No dia 11 de dezembro, próximo domingo, realizar-se-á o Círio de Nossa Senhora do Ó, a maior festa da cristandade mosqueirense.
PARTICIPE DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DO Ó, NO PRÓXIMO DOMINGO, NO MESMO DIA EM QUE OS PARAENSES DE NASCIMENTO E DE CORAÇÃO, VOTANDO EM UM PLEBISCITO HISTÓRICO, DECIDIRÃO O FUTURO DO NOSSO ESTADO: DIVIDIR OU NÃO? EIS A QUESTÃO! QUE A SENHORA DO Ó ILUMINE A TODOS! FELIZ CÍRIO!

image
APRENDIZES NO MARAVILHOSO CAMINHO DA MÚSICA HOMENAGEIAM A SENHORA DO Ó COM O HINO À PADROEIRA:


2 comentários:

  1. Emocionante! Parabéns ao Jorge (Bíndalos) e a todas as Crianças que fazem parte deste Projeto!
    Que Nossa Senhora do Ó continue conduzindo todos nós, mosqueirenses, a seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir