quarta-feira, 8 de novembro de 2017

MEIO AMBIENTE: Degradação Ambiental: A Percepção dos Moradores da Bacia do Rio Cajueiro, Mosqueiro, Belém, PA, Brasil.

Autor: Pedro Leão


ENVIRONMENTAL DETERIORATION: PERCEPTION OF CAJUEIRO WATERSHED RIVER BASIN, MOSQUEIRO, BELÉM, PA, BRAZIL
PEDRO DA SILVA LEÃO

Gestor Ambiental (UNOPAR) e Especialista em Planejamento e Manejo Integrado em Recursos Hídricos - Instituto de Geociências (UFPA).
Pedrosleao@yahoo.com.br


Resumo


O processo de degradação ambiental a partir da expansão urbana vem ampliando os problemas socioambientais no entorno das bacias hidrográficas. Por meio da percepção ambiental são estabelecidas interrelações entre os indivíduos e o meio ambiente que afetam direta e indiretamente quantidade e qualidade da água e a população humana. A partir da percepção ambiental dos moradores, a pesquisa levantou o estado atual de degradação do Rio Cajueiro, Ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém, PA, Brasil., suas relações e impactos na qualidade de vida dos moradores de seu entorno. Metodologicamente a pesquisa é exploratória e descritiva com uma abordagem qualiquantitativa no que se refere ao tipo de análise e tratamento dos dados. Foram selecionadas duas áreas da bacia do Rio Cajueiro, denominadas de área A1(Cajueiro) e área A2 (Bairro Novo), ambas localizadas na margem direita do corpo hídrico para aplicação de questionário estruturado, composto de 30 questões, junto a 60 moradores das áreas definidas. Além do perfil identitário dos moradores, a pesquisa verificou o grau de preocupação com os problemas ambientais que afetam a qualidade de vida no entorno da bacia, o estado de degradação do corpo hídrico, sobretudo através da poluição gerada por ações e conduta dos próprios moradores e outros atores, além da distribuição e avaliação dos serviços de saneamento básico no local estudado. A percepção dos moradores aferiu o baixíssimo nível de educação e conscientização ambiental na área, além de pouca participação associativa e política. Ao elevado nível de satisfação com o local de moradia, os moradores externaram uma avaliação negativa quanto às ações na área ambiental pelo governo local na bacia do Rio Cajueiro. Desse modo, o estudo mostra e avalia o agravamento da problemática ambiental no entorno da bacia hidrográfica, exigindo,"novos" comportamento, ações e efetivação de políticas públicas, tanto de moradores, como por parte do governo local no âmbito da governança participativa garantidoras de qualidade de vida no marco da sustentabilidade socioambiental da bacia hidrográfica do rio Cajueiro.



Palavras-chave: Degradação ambiental, percepção ambiental, educação ambiental, rio Cajueiro.

-----------------------------------
Disponível em:http://www.slideshare.net/Pedrosleao/degradao-ambiental-a-percepo-dos-moradores-da-bacia-do-rio-cajueiro-mosqueiro-belm-pa-brasil-66534827

Nenhum comentário:

Postar um comentário