domingo, 19 de fevereiro de 2017

MEIO AMBIENTE: CONSERVAR E SANEAR: EIS A QUESTÃO!

Abandonada há muito tempo, parece que a orla praiana da Ilha do Mosqueiro vai, finalmente, ser recuperada pela Prefeitura Municipal de Belém, a qual receberá do Governo Federal para o projeto vinte e cinco milhões de reais. Segundo os nossos cálculos, um trabalho realmente eficaz e completo de recuperação de sudoeste a leste da Ilha custaria aos cofres públicos trezentos milhões.



Esperamos que o aval para o projeto seja dado pela engenharia ambiental, pois reconstruir simples muros de arrimo nas praias do Mosqueiro, sem características de quebra-mar, é deixar o dinheiro do povo ser levado pela maré. E isso não é bom para os que ali moram, frequentam e trabalham, nem para o próprio Governo. Quanto ao povo, só resta fiscalizar a realização e a seriedade da obra. Afinal de contas, o dinheiro é nosso!

E já que o Governo Federal está disposto a revitalizar a urbanização da Ilha, poderia muito bem destinar uma verba para a ressurreição do projeto de esgotamento sanitário, morto, enterrado e esquecido pela Prefeitura nas ruas do Mosqueiro. Outra verba poderia contemplar o saneamento e drenagem de um trecho do igarapé Cariacanga, por onde escoa 90% das águas pluviais da Vila, o qual vem causando transtornos permanentes à população. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário