sábado, 14 de janeiro de 2017

NA ROTA DA HISTÓRIA: O DINHEIRO DOS CABANOS

Autoria: Belém Antiga
A desconhecida história de quando o Pará teve seu próprio dinheiro. Uma moeda que só circulava por aqui. Eram dias difíceis de guerra contra o Império Brasileiro. Os Cabanos acabavam por fazer uma releitura do dinheiro em circulação gravando seus símbolos sobre as velhas patacas. Quando a revolução acabou, fugiram, levaram um “ tesouro”, que segundo alguns, segue escondido por ai...




















A desconhecida história de um grande tesouro enterrado em uma lugar paradisíaco em uma ilha de Belém do Pará. Parte do que foi pilhado pelo Governo que sonhou em tornar o estado uma república Independente, no dia em que o Pará teve sua própria moeda. Um dinheiro que só circulava por aqui e que foi fundamental em tempos de guerra.
Na Revolução Cabana, as moedas perdidas carimbadas pelos comandante do motim, e a espetacular estória de um tesouro pedido. As moedas eras cunhadas no Rio de Janeiro para circularem nos estados do Centro Oeste mas acabaram no Pará. Foram usadas pelo primeiro e pelo segundo governo Cabano, que a esta altura ocupavam a capital.
Alguns autores, consideram que eram moedas que já tinha sido retiradas de circulação e que voltavam por meio impositivo com o carimbo marcante do movimento cabano. Foi a moeda que mais tempo durou nesses movimentos questionados do império brasileiro. Francisco Vinagre, o presidente Cabano, improvisou a solução considerando que não conseguiria fazer uma guerra civil sem pagamento das tropas, por mais miseráveis que fossem os soldados arregimentados entre ribeirinhos.
Tinham valor inferior ao de face, mas como eram de aceitação compulsória, entrou para a história. Algumas moedas com o carimbo Cabano são raras, e conta uma lenda que milhares delas e outras fortunas pilhadas pelos revoltosos acabaram enterradas em uma ilha do tesouro, quando da fuga, e a derrota iminente para as tropas legalistas.
Os mais antigos juravam que o tesouro ficou escondido em algum lugar na Ilha do Mosqueiro, em uma região chamada baia do Sol. Duvida?
Fontes: Alvaro Martins. Moedas para a revolução do povo (a solução cabana para o meio circulante). / http://mosqueirando.blogspot.com.br/…/janelas-do-tempo-o-te…
FONTE: https://web.facebook.com/belemdopassado

Nenhum comentário:

Postar um comentário