sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A OUTRA FACE DA ILHA: A MORTE DO HISTÓRICO TRAPICHE


O Trapiche da Vila, o primeiro Portal da Ilha do Mosqueiro, está fadado a desaparecer da paisagem, mesmo se tratando de um elemento histórico centenário, registro do tráfego de milhares de visitantes e moradores nativos, nas suas vindas e idas, em pequenas embarcações a vela ou navios movidos a vapor e, posteriormente, a óleo diesel.
Pequeno a princípio, já existia no final do século XIX. Com o interesse que a beleza e a tranquilidade da Ilha despertaram nos estrangeiros e belenenses, era necessário construir um novo que permitisse a atracação de embarcações maiores. Assim, no dia 06 de setembro de 1908, era inaugurado o novo trapiche em armação de ferro e pista de madeira, construído pelos ingleses. Ali, durante décadas, trazendo euforia e levando saudade, atracariam vários navios, dentre os quais se destacaram os inesquecíveis “Almirante Alexandrino” e “Presidente Vargas”.



















Mas, a voragem do Tempo não tem limites e é insensível, mesmo diante das mais queridas recordações – principalmente se o homem não valoriza aquilo que o ajudou na construção do presente.
A ação do tempo e das marés, reformas inadequadas ao longo dos anos (algumas com material de péssima qualidade), o descaso do Poder Público e a omissão de muitos condenaram à morte o Trapiche da Vila, cuja estrutura está totalmente comprometida, ameaçando ruir, como mostra o vídeo de MOSQUEIRO SALVE abaixo:



Existe um Projeto para a construção, no local, de um Porto Hidroviário e de uma orla, que, sem dúvida, valorizaria turisticamente o sudoeste da Ilha. Já existem recursos para tal. O que falta? VONTADE POLÍTICA!

FONTES:
URL DAS IMAGENS:


http://3.bp.blogspot.com/-03lQVpkXc6U/VOOUN-tCMrI/AAAAAAAAA-A/9D5pvf1ZVNs/s1600/Trapiche%2B2.jpg
URL DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=W4lix2eIObY


Nenhum comentário:

Postar um comentário