segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

EVENTO FESTIVO: PARABÉNS, BELÉM DO PARÁ, POR SEUS 399 ANOS!

 

Belém do meu coração!

 

Autora: Celeste Proença

 

Eu te amo, Belém, pela tua ternura

pelo teu rostinho atrevido

lavado de chuva da terra, risonho, feliz!

Eu te amo, terra cabocla

onde todo mundo é mano, sem maldade, sem rancor.

Eu te amo, Belém do Pará,

pela brisa que recolhe azougada

as mais lindas canções

e as atira, sorrindo, na baía do Guajará

para ninar o sono da noite

que dorme encantada nas mãos das estrelas.

Eu te amo, cidade garota

mulata dengosa, de olhar bem matreiro

recendendo à baunilha e a patchuli

tinindo de pavulagem na ilharga do companheiro...

Como te gosto, cidade morena

de tantos amores.

Das redes dançando em câmara lenta

ao vento gostoso da preamar...

Daquele minuto sagrado, à hora da Ave Maria

quando terra e mar se abraçam

e o Ver-o-Peso ajoelha para o Grande Sinal da Cruz!

Eu te amo, Belém, do Círio da Virgem

das grandes promessas, da “corda” sagrada

onde um simples toque de mãos nos santifica...

Minha Belém de todas as mangueiras

que conversam baixinho ao cair da tarde

num farfalhar de sons, embrulhando saudades.

Que jamais te arrebatem esse ar de garota

de beleza tão simples, de fala pausada

sem pressa, sem medo no seu caminhar.

Eu te quero sorrindo, tapuia, mulata

caboclo valente do meu Marajó

que escreve teu nome num céu cor de anil

e abraça ditoso a fatal pororoca

que toda se enrola em seu corpo viril.

Saudando esta terra, eu rezo o meu canto

que é feito de luz, de saudade, de paz

jogando beleza no meu coração.

Saudando o meu berço eu me torno criança

e criança é ternura de um tempo feliz

que embala de amor na saudade que traz.

 

FONTE: ESPAÇO DO LEITOR. Diário do Pará. Belém-PA, 12/01/2015- p. A2

Nenhum comentário:

Postar um comentário