quinta-feira, 31 de julho de 2014

A OUTRA FACE DA ILHA: ALAGAMENTO

 

Na postagem que fizemos no dia 25 de março de 2010, intitulada S.O.S. Pantanal, já falávamos sobre o assunto:

“O Pantanal mosqueirense, à semelhança do Pantanal da Grande São Paulo, alaga com as chuvas fortes e com as enchentes do rio. Aqui como lá, a ocupação aconteceu em área de várzea (espaço que pertence ao rio), portanto passível de alagamentos.”

“O Cariacanga atravessa a comunidade; ontem, um igarapé profundo e cheio de vida; hoje, uma vala rasa e poluída, um esgoto a céu aberto.”

“É bom lembrar que quase todas as águas pluviais que caem sobre a Vila convergem para o Cariacanga, o qual, por sua vez, as lança na baía de Santo Antônio.”

Já alertávamos para o perigo da construção de casas às margens desse igarapé e da construção, sobre ele, do muro do Fórum do Mosqueiro. É claro que tais construções não levaram em conta a questão ambiental. O assoreamento transformou o riacho (sabiam que ele tem ou tinha nascente?) em vala estreita, com pouca vazão, resultando nos alagamentos.

Sabíamos o quão preocupante era a elevação da pista asfáltica na Rua Tenente-Coronel José do Ó (3ª.Rua) e mais preocupados ficamos com o futuro asfaltamento da Siqueira Mendes, pois elevar as ruas sem um sistema de esgoto eficiente é condenar as casas de áreas mais baixas a alagamentos permanentes.

Soubemos que, anos atrás, havia um projeto da Prefeitura – e até verba – para a “macrodrenagem do Cariacanga”. Atualmente, não sei se existe. O certo é que, enquanto algo não for feito nesse sentido por gente especializada (técnicos e engenheiros ambientais), os alagamentos, mesmo com “soluções paliativas”, vão continuar, como aconteceu no último domingo, após uma “chuvinha” do nosso verão amazônico. Olhem as fotos:

image

image

image

image

image

FONTE DAS FOTOS:

https://www.facebook.com/waldemar.nascimento.7?fref=pb&hc_location=friends_tab

terça-feira, 29 de julho de 2014

VERANEIO NA ILHA: CAMPEÕES DA BAÍA DO SOL

 

Em julho, mês de férias escolares, época do chamado verão amazônico, a juventude da Baía do Sol envolve-se em competições ao ar livre como o futebol de praia, o voleibol e a corrida. Essas e outras modalidades esportivas movimentam moradores e veranistas de uma das mais aprazíveis e paradisíacas localidades da Ilha do Mosqueiro.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image008

clip_image010

clip_image012 clip_image014

FONTE: https://www.facebook.com/erasmo.dasilva.9?fref=pb&hc_location=friends_tab

segunda-feira, 28 de julho de 2014

VERANEIO NA ILHA: MOSQUEIRO FOI SHOW NESTE DOMINGO

 

Autor: Beto Messias

A 7ª. versão da parada Gay arrastou milhares de simpatizantes até a orla do Chapéu Virado. Meninos e meninas estavam animados no percurso. O mosqueirense Birico, coordenador do evento e toda a sua equipe se empenham ao máximo para o sucesso da festa.

clip_image002 clip_image004

clip_image006 clip_image008

clip_image010

FONTE: https://www.facebook.com/beto.messiasdemosqueiro?fref=pb&hc_location=friends_tab

NA ROTA DO TURISMO: REVITALIZANDO ESPAÇOS

 

Autor: José Carlos Oliveira

Passei o dia de hoje em Mosqueiro, fotografando as novas obras que estão em andamento e formadas tais como o Trapiche, o Mercado de Carananduba, que será transformado em uma Tapiocaria e as novas academias da rua Getúlio Vargas (Rua dos Jambeiros), da praça de Carananduba e do Chapéu Virado. Há mais de 6 anos, venho mantendo uma luta constante pela preservação dos jambeiros dessa rua, insistindo no replantio, pois, mais do que uma rua e de representar uma homenagem a uma personalidade importante da nossa história, ela representa um ponto de referência na história da Vila do Mosqueiro, localizada às proximidades da praia do Bispo, pela existência de seus frondosos jambeiros. Acredito que a academia irá ajudar nessa preservação.

Imagens do espaço da academia da rua Getúlio Vargas:

image image image

image image

Outras Imagens:

image

image image

image

image

image

FONTE:https://www.facebook.com/jcsoliveira.carlos?hc_location=timeline

sexta-feira, 25 de julho de 2014

MEIO AMBIENTE: S.O.S. PRAIAS BRASILEIRAS

 

Praia limpa: o meio ambiente e a sua saúde agradecem

Por Ambientebrasil

clip_image002

Latas de refrigerante, vidros, madeiras e diversos outros materiais poluentes são facilmente encontrados nas praias durante os meses de verão. O que pouca gente sabe é que além de causar desequilíbrio ambiental, eles podem ajudar a transmitir doenças. O simples ato de jogar lixo na areia da praia seja descartáveis, papel ou restos de comida é o suficiente para desencadear uma série de problemas, seja para os animais quanto para os seres humanos.

É o que alerta a professora da UFRPE e membro do Grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia e Gerenciamento Costeiro e Estuarino (LEGECE-UFPE), a mestre Jacqueline Silva Cavalcanti. “O lixo orgânico, como cascas de coco, cascas de amendoim e restos de alimentos deixados na areia ajudam a proliferação de doenças. Os restos de comida na areia, por exemplo, provocam a surgimento de pombos que ali se alimentam e podem transmitir doenças aos humanos”, diz a professora.

clip_image004

Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano. Uma orla marítima mal preservada e cheia de lixo causa prejuízos para todos. Para a economia do local, uma vez que os turistas vão deixar de visitar uma praia suja, para o ecossistema e para os frequentadores desses ambientes poluídos. A professora, lembra ainda que pedaços de madeira e vidro jogados na areia da praia causam riscos às crianças e devem ser colocados no saco de lixo, em locais seguros. (pe360graus.globo.com/praialimpa/)

Atenção litorânea: Areia das praias de cidades brasileiras pode desaparecer

A escassez progressiva da areia pode fazer com que algumas praias do litoral brasileiro desapareçam do mapa, principalmente em cidades. A afirmação é do geólogo e geógrafo Dieter Muehe para quem os maiores vilões deste fenômeno são o aquecimento global e as ações nocivas do homem ao meio ambiente.
Em entrevista à Agência Brasil, Muehe explicou que as mudanças climáticas estão provocando elevações do nível do mar e tempestades em ritmo acelerado tornando vulneráveis as faixas de areia de muitas praias no país.

clip_image006

Praia do Farol – Mosqueiro

“As regiões urbanas são as que correm mais risco, pois geralmente a perda de areia não é reposta naturalmente e a orla sofre maior erosão. Isso já ocorre em várias praias do Rio de Janeiro, como Piratininga, Ipanema e Cabo Frio”.

Embora preocupante, a situação pode ser revertida, explicou o geólogo. “As areias retiradas precisam ser repostas por meio de dragagens com areias idênticas às da praia ou mais grossas”.

Outra solução, segundo o especialista é a exploração de depósitos arenosos na zona submarina, embora seja uma alternativa cara, por já serem usadas pela construção civil ou pela proibição de sua exploração por questões ambientais.

clip_image008

Praia do Chapéu Virado – Mosqueiro

Ele alertou que é fundamental investir em estudos sobre as fontes de sedimentos, com depósito de areia adequado, “além de saber como tirar para não afetar a biologia da área”.

Muehe repete o ditado de que é melhor prevenir do que remediar. “O certo seria adotar faixas de não edificação, conforme previsto por lei, que variam de 50 a 200 metros e assim teremos a um espaço de ajustamento da linha de costa”.

O pesquisador lamentou que este procedimento seja praticamente impossível em áreas urbanizadas. “No Leblon e em Copacabana, por exemplo, não tem jeito. Neste caso compensa o investimento na manutenção de praia de forma artificial. Tem lugares do mundo em que se repõe areia a cada ano em algumas praias, estas precisam ser intensificadas e coordenadas de forma mais eficiente”.

FONTE: http://mosqueiroambiental.blogspot.com.br/2012/07/sos-praias-brasileiras.html

sexta-feira, 18 de julho de 2014

NA ROTA DO TURISMO: NOSSAS PRAIAS

 
Entre os atrativos turísticos do Mosqueiro, destaca-se uma orla de 17km de praias de água doce com ondas, as quais encantam aqueles que buscam o convívio com paisagens naturais de rara beleza tropical. Com certeza, você, amante da Natureza, vai conectar-se, por meio de sensações visuais indescritíveis, com a magia que envolve a nossa Ilha.
clip_image002
Baía do Sol – FOTO: Nora e Tavinho.
clip_image003
Praia do Paraíso – FOTO: Mosqueiro Vírgula
clip_image004
Praia do Marahu – FOTO: Mosqueiro Vírgula.
clip_image006
Praia de São Francisco – FOTO: Mosqueiro Vírgula
clip_image007
Praia do Farol – FOTO: Mosqueiro Vírgula









terça-feira, 15 de julho de 2014

MEIO AMBIENTE: CURIOSIDADES DA AMAZÔNIA: FILHOTE!

 

Autor: Fabio Romero

image

Turismólogo e amazonida.

Um dos peixes mais gostosos e que causa mais surpresa na Amazônia é o Filhote. Apesar do nome, é um peixe de couro que pode chegar facilmente a 100kg, ou seja, é inevitável ouvir aquela piadinha dos viajantes ao se deparar com peixe na feira do Ver-o-Peso em Belém: se esse é o filhote, imagine o pai. Vamos a algumas curiosidades sobre ele:

Nomes: Piraíba, Filhote;

Descrição: Peixe de couro, de coloração escura, cabeça grande e olhos pequenos, pode pesar até 300kg e medir cerca de 2 metros, o dorso pode chegar a mais de 30cm. Peixes pesando até 60kg são conhecidos como filhote;

Ecologia: Ocorre em lugares profundos, poços e remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios. Na Amazônia, é encontrado ao longo da costa da Ilha de Marajó.

Gastronomia: Ao lado do Pirarucu, Tambaqui e Tucunaré, o Filhote é considerado um dos peixes nobres da culinária amazônica. O quilo pode variar de R$ 7,00 nas feiras livres a mais de R$ 20,00 nos supermercados. A carne, bastante versátil, rende filés inteiros que vão bem assados, fritos, na chapa e cozidos. Em Belém, o peixe é incorporado a diversos pratos da culinária tradicional e contemporânea: Caldeirada Paraense (Filhote cozido com ou sem tucupi, cebola, tomates, ovos, pimenta, caranguejo e camarão com ou sem jambu); Filhote na crosta de castanha-do-pará com amêndoas (recomendo no Manjar das Garças); assado na brasa com risoto de jambu e/ou ao molho de camarão, etc.

Abaixo algumas fotos tiradas por mim de um filhote pescado nas proximidades da Ilha do Mosqueiro, a 80km do centro de Belém:

image

image

 

Na próxima visita à Amazônia, não deixe de visitar os restaurantes de Belém e a Feira do Ver-o-Peso e curtir o filhote.

FONTE: http://fabioromero.blogspot.com.br/2011/12/curiosidades-da-amazonia-filhote.html

MOSQUEIRANDO: É verdade, esse peixe tem hábitos carnívoros e, quando pesa mais de 60 kg, é chamado de Piraíba. Abaixo, mais algumas fotos do peixe tiradas na Ilha do Mosqueiro por Kleber Barbosa:

image

image

image

image

image

FONTE: https://www.facebook.com/kleber.barbosa.796

EVENTO FESTIVO: PIRATAS COMEMORA POSSE DA NOVA DIRETORIA.

 

Na noite do último sábado, em sessão festiva realizada na Sede do Pão de Santo Antônio, aconteceu um Coquetel para comemorar a posse da Diretoria da Universidade de Samba Piratas da Ilha, que regerá a entidade no quadriênio 2014/2018. A eleição ocorreu no dia 15 de junho, tomando posse imediata os ocupantes dos cargos eletivos: Presidente da Executiva: Paulo Jorge Cruz da Silva, Vice: Raimundo Edivaldo Teles de Sousa; Membros efetivos do Conselho Fiscal: Oscar Rabelo Furtado, Luciléa do Rosário Carvalho e Edivaldo João Caldeira; Membros suplentes: Gerayilton Rocha de Souza, Raimundo Sérgio de Azevedo Corrêa e Ledemarisa do Socorro Bastos de Sousa; Presidente da Assembleia Geral: Carlos Augusto Souza Santos, 1º. Secretário: Claudionor dos Santos Wanzeller, 2º. Secretário: Rosivan Mathias Pereira.

Também foram apresentadas ao público as pessoas que passaram a ocupar os diversos cargos por designação da Presidência.

Participaram do evento, como convidados, o Sr. Luiz Carlos Lima Borges, Presidente da Liga Mosqueirense das Escolas de Samba – como Mestre de Cerimônia, e demais assessores, entre os quais citamos o Sr. Raimundo Nonato Bentes da Silva representando aquela entidade; o Sr. Éder Cardoso, representante da vereadora Eduarda Louchard; a Prof.ª. Iracema Cézar, Presidente da E.S. Estação Primeira de Maracajá; o conhecido incentivador de movimentos sociais e festivos da Ilha, o Sr. Paulão; o Prof. Alcir Rodrigues; e a Prof.ª Gianny Caldeira do CREAS na FUNPAPA, entre outros.

Além do Sr. Presidente da Diretoria Executiva, falando das necessidades de sua administração e da colaboração de todos nos futuros projetos, usaram da palavra o Sr. Representante da vereadora Eduarda Louchard e o Sr. Paulão, os quais se dispuseram a colaborar com a nova presidência. O Prof.º Alcir Rodrigues colocou a importância de se repensar o Carnaval na Praça da Matriz, local tradicional que, ao longo do tempo, vem perdendo espaço para o evento, principalmente o carnaval de rua. O Sr. Rosivan Mathias Pereira, em nome da Diretoria e dos simpatizantes dos Piratas da Ilha, prestou homenagem ao Sr. Orlando de Andrade Rabelo, um dos grandes presidentes da escola recentemente falecido.

Após a solenidade foi servido um coquetel aos convidados e aconteceram as apresentações do grupo de chorinho Chorando pra Cachorro e de uma roda de samba na voz do intérprete Justino Melo.

domingo, 13 de julho de 2014

EVENTO FESTIVO: COMEMORANDO O DIA DO ROCK

 

Embora antecipado – em virtude da final da Copa do Mundo – aconteceu, ontem, na Ilha do Mosqueiro, o Festival que, anualmente, comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho). Várias bandas compareceram à Praia do Bispo e participaram do evento promovido pelo Empata’s Phoda’s Bar, que reuniu, na tarde/noite do sábado, muitos simpatizantes desse gênero musical.

image

image image

image image

image image

image

image image

image image

image image

image image

image image

image image

image

image