domingo, 21 de dezembro de 2014

CURIOSIDADES: FELIZ SOLSTÍCIO PARA TODOS!

 

Publicado por Fernando Munaretto

Hoje é o dia mais longo do ano para o hemisfério sul da Terra.

image

Em 21 de dezembro, enquanto é meia-noite em Brasília, o Polo Sul da Terra permanece iluminado. Imagem: Google Earth.

Olá, pessoal!

Hoje é o dia mais longo do ano, bom momento para celebrar a vida.

O caminho aparente que o Sol percorre ao longo do ano em relação às estrelas de fundo, se chama linha da eclíptica. Hoje, dia do solstício de verão, o Sol ocupa o ponto da eclíptica mais afastado ao sul do equador, delimitado pelo trópico de Capricórnio, que passa por sobre o estado de São Paulo.

image

Marco indicativo do Trópico de Capricórnio na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo.

Se observarmos sistematicamente a ascensão do Sol ao longo dos meses, perceberemos a diferença entre o ponto onde o Sol nasce em 21 de junho (solstício de inverno) e o ponto onde ele nasce em 21 de dezembro. Confira:

image

Posição do Sol nascente em 21 de dezembro de 2014. Solstício de verão.

image

Posição do Sol nascente em 22 de setembro de 2014. Equinócio de primavera.

image

Posição do Sol nascente em 21 de junho de 2014. Solstício de inverno.

As estações do ano acontecem em função da inclinação axial da Terra, e do movimento de translação que a Terra executa em torno do Sol. Observando de um mesmo ponto na superfície do planeta, em junho, durante o solstício de inverno veremos o Sol nascer na sua máxima distância ao norte do equador. Em setembro e março, durante os equinócios de primavera ou outono, o Sol nasce no exato ponto cardeal leste, e em dezembro ele atinge seu maior afastamento ao sul do equador.

Se pudéssemos observar de fora da Terra, veríamos que em junho o Sol ilumina o Polo Norte, mas não ilumina o Polo Sul, e em dezembro acontece o contrário.

image

Note na imagem acima que em dezembro o Polo Sul é iluminado e o Polo Norte não, e em junho ocorre o contrário. Nos meses de março e setembro ambos os polos são iluminados com a mesma intensidade e pelo mesmo período de tempo. Blog O Guardador de Estrelas.

Vale a pena tentar conhecer o céu das noites de verão, e já que estes são os dias mais longos do ano, viva-os intensamente. Aproveite o dia, e aquele abraço!

O AUTOR:

image

Fernando Munaretto é paranaense, radicado na Bahia desde janeiro de 1996. Astrônomo amador, montanhista, amante de história e literatura, trabalha com educação e divulgação da astronomia, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e com diversas escolas e instituições de ensino da capital, do interior da Bahia e de outros estados.

FONTE: http://www.ibahia.com/a/blogs/estrelas/2014/12/21/feliz-solsticio-para-todos-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário