quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A OUTRA FACE DA ILHA: PONTE DO FURO DAS MARINHAS PEDE CUIDADO

 

Autor: Antônio Amarante Filho

A ponte do Furo das Marinhas, localizada na PA-391, único acesso rodoviário de nossa fantástica e abençoada Ilha do Mosqueiro ao continente tem capacidade para suportar até 24 toneladas, conforme diz uma sinalização totalmente fora do padrão exigido pela legislação pertinente; porém, pela total ausência de manutenção preventiva, essa capacidade deve ter sido reduzida e muito. Como semanalmente várias carretas de 02 e até 03 eixos trafegam pela ponte, carregadas de vários tipos de materiais, o que vai fazer efetivamente a ponte cair, pois uma carreta de 02 eixos carregada tem um peso total de até 39 toneladas, ou seja, extrapola em muito a capacidade da ponte.

Bem verdade que essas carretas vêm abastecer o comércio local; porém, se a ponte for derrubada como foi a de Moju, infelizmente, o mosqueirense vai ficar na pior e sem nenhuma condição de sobrevivência digna, e quem trabalha em Belém vai ficar desempregado. Mas, ao que parece, o que interessa para a gestão pública paraense, é a ocorrência de tragédias, ou será que a SETRAN, o DETRAN e a PRE (japonês) ainda não perceberam essas carretas trafegarem pela ponte?

Isto posto, solicito, com o devido respeito, às nossas autoridades responsáveis pelo tema que adotem as providências legais cabíveis, para impedir que a Ponte do Furo das Marinhas seja, literalmente, derrubada por carretas com peso muito acima do permitido, bem como dote a PA-391 de mais sinalizações informando o peso total permitido, já que só existe uma “quase” sinalização; pois, assim, estarão cumprindo com as suas obrigações de servidores públicos.

FONTE: ESPAÇO DO LEITOR. Diário do Pará – A2. Belém-PA, 18/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário