segunda-feira, 21 de abril de 2014

A IMAGEM E O TEMPO: HOTEL CHAPÉU VIRADO

 

 No início era uma humilde pousada em madeira construída num dos lugares mais aprazíveis da Ilha, com o nome de Balneário Hotel Chapéu Virado, sob a administração do francês Monsieur Pinet.

image

Fachada do antigo Balneário Hotel Chapéu Virado ainda em madeira (Fonte: Blog Haroldo Baleixe).

Foi administrado depois pela firma Ferreira Gomes Cia. e pelo Sr. Manuel Tuñas, um especialista em hotelaria. O casal português Manoel Maria Fernandes Tavares e Dona Glória Marques Tavares adquiriu-o no ano de 1936. Em 1939, a gerência do hotel ficou nas mãos de sua filha Dona Carolina e de seu genro, o português Antônio Joaquim Ferreira (o Russo). Daí o motivo pelo qual muitos chamavam o hotel de Hotel do Russo (o mais adequado seria Ruço, já que o apelido teve origem na cor dos cabelos do Seu Joaquim). Pouco tempo depois, o primitivo prédio em madeira seria destruído por um incêndio e seus proprietários reconstruíram o hotel em alvenaria, com a ajuda financeira do prefeito Abelardo Conduru e do governador Magalhães Barata.

No site Fragmentos de Belém, fomos encontrar a propaganda do Hotel Chapéu Virado publicada no Guia Turístico de Pará de 1970:

image

Hotel Chapéu Virado / Guia Turístico do Pará (c. 1970)

FONTE: http://fragmentosdebelem.tumblr.com/page/20

“E eles vinham, gente ruidosa, elegante, feliz, antegozando o fim-de-semana no convívio da família e dos amigos, sentindo a magia da Ilha na fartura do verde e das águas, no beijo ardente do sol ou no aconchego do luar. Alguns se dirigiam a seus chalés, vivendas e retiros; outros buscavam hospedagem no Hotel Chapéu Virado, o famoso Hotel do Russo, prédio que ainda existe, porém como um condomínio de apartamentos.”

PESUISE NESTE BLOG:

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/04/ilha-do-mosqueiro-na-rota-da-historia.html

Um comentário:

  1. Bacana tio, essa matéria do Hotel eu nem sabia que um dia ele foi de madeira kkk

    ResponderExcluir