terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NA ROTA DA HISTÓRIA: DOM MACEDO COSTA

 

Foi o Bispo do Grão-Pará Dom Macedo Costa quem nomeou o Padre Manuel Antônio Raiol para assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Mosqueiro. A designação aconteceu no dia 02 de abril de 1869 e o primeiro pároco da Ilha assumiu no dia 23 desse mesmo mês.

Conheçamos um pouco da vida desse Bispo, cuja história está ligada à história de nossa Ilha:

“DOM ANTÔNIO MACEDO COSTA
clip_image002

Dom Antônio de Macedo Costa nasceu no engenho Nossa Senhora do Rosário de Copioba, Maragogipe, em 7 de agosto de 1830.
Seus pais foram José Joaquim de Macedo Costa e Joaquina de Queirós Macedo.
Ingressou no seminário da Bahia no dia 31 de dezembro de 1848. Fez os seus estudos eclesiásticos na França, no período de 1852 a 1854, no Seminário de Saint Celestin, em Bouges; e de 1854 a 1857, no Seminário de São Sulpício, em Paris. Ordenou-se presbítero no dia 19 de dezembro de 1857, aos 27 anos, em Paris, pelas mãos do Cardeal Arcebispo de Paris, François Nicholas Madeleine Morlot (1795-1862).
Doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, no dia 28 de junho de 1859.

clip_image004

Indicado para o episcopado pelo paraense Dom Romualdo de Seixas, Arcebispo de Salvador, o seu nome é apresentado pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II à Santa Sé, no dia 23 de março de 1860.
No dia 20 de dezembro de 1860, o Papa Pio IX confirma a nomeação do Padre Dr. Antônio de Macedo Costa como o 10º. Bispo do Pará.
Dom Macedo Costa foi ordenado bispo no dia 21 de abril de 1861, pelas mãos do Internúncio Apostólico no Brasil, Dom Mariano Falcinelli Antoniacci, OSB (1806-1874).
Dom Antônio toma posse no bispado por procuração no dia 23 de maio de 1861; chega a Belém no dia 24 de julho. Sua entrada solene na Catedral deu-se a 10 de agosto. Faz publicar no mesmo dia de sua entrada sua primeira Carta Pastoral, com data de 1º. de agosto.
Durante seu governo episcopal ocorre a chamada “Questão Religiosa”. No dia 28 de abril de 1874, Dom Macedo Costa foi preso e condenado a quatro anos de prisão com trabalhos forçados por crime de sedição; com ele estava Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, bispo de Olinda e Recife.
No dia 26 de junho de 1890, Dom Antônio é transferido para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Faleceu em Barbacena, Minas Gerais, no dia 20 de março de 1891, antes de ocupar o sólio primacial.”

FONTE DOS DADOS E DAS IMAGENS:
Sobre a nomeação do Padre Manuel Antônio Raiol como Primeiro Pároco do Mosqueiro, feita pelo Bispo D. Macedo Costa, o professor da UFRJ Donato Mello Junior, assim declarou em 1978:

“Manuel Antônio Raiol foi o nome desse padre que, por dez anos, pastoreou suas ovelhas mosqueirenses até seu falecimento em princípios de julho de 1878, portanto há cem anos.
Anotáramos, de passagem, seu nome entre múltiplos outros, há alguns anos, ao pesquisarmos no Arquivo Nacional fatos ligados ao bispo D. Antônio de Macedo Costa, no fundo pouco conhecido, mas riquíssimo para a história do clero no Brasil, que é a coleção Eclesiástica, formada no século XIX. Como se sabe, na nossa organização imperial, a Igreja era diretamente ligada ao Estado, no regime do padroado, sistema que, às vezes, ocasionou sérios problemas administrativos e religiosos culminados na famosa “Questão Religiosa”.
No Império, o Bispo indicava ao Imperador nomes para a escolha de párocos e membros do Cabido, cabendo a este escolher, por decreto, um dos candidatos constantes da lista episcopal.
Na rotina de D. Macedo Costa, ele não só indicava como opinava sobre os opositores e apontava quem deveria merecer o decreto de apresentação..., o que chegou a ser objeto de restrição na Secretaria do Ministério do Império, que defendia o direito de livre escolha por parte do Imperador. Compreende-se, no entanto, o interesse episcopal no indicar ao Soberano seu candidato pelo fato de ele depois ficar sob suas ordens.”

FONTE: MEIRA FILHO, Augusto. “Mosqueiro Ilhas e Vilas”- ED. GRAFISA, 1978- pp. 549 e 550.

PESQUISE NESTE BLOG:
http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/10/janelas-do-tempo-freguesia-do-mosqueiro.html



























Nenhum comentário:

Postar um comentário