terça-feira, 31 de dezembro de 2013

VEM AÍ 2014!




Festejar a Virada do Ano
é comemorar a Vida,
a vida vivida,
a vida a ser vivida,
os obstáculos transpostos,
as realizações tão sonhadas,
os futuros projetos de vida
de um porvir melhor!

Festejar o Ano Novo
é sentir que o Tempo recomeça
no recomeço dos sonhos,
na renovação da Vida,
na afirmação do Amor e da Amizade,
na esperança de virar o jogo da Vida,
no desejo quase divino
de Ser Imortal!

                               Claudionor Wanzeller



MOSQUEIRANDO:

Agradecemos a todos vocês que, em 2013, acessaram as páginas deste blog em busca de informações, conhecimentos e produções artístico-culturais sobre a nossa querida Ilha do Mosqueiro. Que 2014 seja um ano de prosperidade, alegria, mais saúde e menos desigualdade social para o povo brasileiro! FELIZ ANO NOVO A TODOS!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

JANELAS DO TEMPO: A CAMINHADA DA FÉ

 

A Caminhada da Fé em homenagem à Nossa Senhora do Ó, que acontece todos os anos por ocasião da Festividade da Santa Padroeira da Ilha do Mosqueiro, teve início no dia 06 de dezembro de 2001. Segundo relatos do Sr. Amandio Ribeiro, proprietário do mais antigo posto de gasolina do lugar, a ideia da referida peregrinação surgiu em uma conversa entre ele e os Srs. Ocir, Domingos e Ceará, devotos que, há alguns anos, vinham realizando a caminhada até Belém, para homenagear a Virgem de Nazaré, em sua Basílica-Santuário.

clip_image002

Decidiram realizar a caminhada na quinta-feira que antecede o Círio e, desejando contemplar o maior número de pessoas com a passagem da Imagem da Santa, pensaram em iniciá-la na Baía do Sol. Como já existisse, na época, a Moto-Romaria, que saía da localidade naquele dia, resolveram mudar o ponto de partida para o Furo das Marinhas.

A ideia foi comunicada ao Pe. Paulo Falcão, pároco do Mosqueiro naquele início de milênio, o qual a aceitou com muito entusiasmo. O sacerdote só impôs uma condição: o horário da saída deveria ser calculado de forma que os peregrinos chegassem à Av. Getúlio Vargas, na Vila, às 19h, antes da Moto-Romaria, para se juntarem à Procissão Luminosa, a qual era realizada também no mesmo dia. Dali, os integrantes das três romarias seguiriam para a Igreja Matriz, na Praça Cipriano Santos.

clip_image004

Os organizadores procuraram, então, o Sr. Acácio Pinheiro e sua esposa Maria Zenilda, moradores do Furo das Marinhas, às proximidades da Ponte Sebastião R. de Oliveira, solicitando permissão para que a Caminhada tivesse início em frente à sua residência, o que foi concedido com muita alegria pelo casal.

Atualmente, o evento reúne milhares de participantes, mas, naquele ano, uma dúvida pairava na mente dos idealizadores: embora houvesse alguma divulgação, será que, além deles, apareceriam outras pessoas para ajudá-los a carregar o andor da Santa? Afinal, são cerca de 22 km a serem percorridos, sob um sol inclemente ou eventual chuva forte!

No dia da peregrinação, às 10h, os quatro senhores transportaram, na camionete do Sr. Amandio, o andor da Santa até o Furo das Marinhas. A Imagem conduzida nessa primeira Caminhada era a de Nossa Senhora de Nazaré e pertencia à sogra do Sr. Ceará. Ao voltarem ao local, às 13h, para iniciarem a Primeira Caminhada da Fé, os organizadores ficaram surpresos com a quantidade de devotos decididos a participarem do evento: aproximadamente 150 ou 200 pessoas. Assim, só carregaram o andor umas três vezes.

Após uma oração, os devotos iniciaram a Caminhada, que teve o seguinte trajeto: Furo das Marinhas, Rodovia PA-391, contornando o trevo em direção ao Chapéu Virado, Vila Nova, Variante, Pires Teixeira (fazendo uma parada em frente à Capela Savina Petrilli), Avenida Beira-Mar (Porto Arthur) até a Capela do Sagrado Coração de Jesus (Praça do Chapéu Virado), Avenida 16 de Novembro, Travessa Coronel Motta, Avenida Beira-Mar (Praia do Bispo), Rua Nossa Senhora do Ó até a Igreja Matriz.

Várias homenagens foram prestadas à Santa durante o percurso. Quando começou a anoitecer, uma vela foi acesa para iluminar o andor (em 2002, o andor passou a ser iluminado por lâmpadas alimentadas por bateria conduzida em carrinho de supermercado).

Em 2003, a Caminhada da Fé começou no Estabelecimento Comercial de Dona Rosinha para, finalmente, definir como seu ponto de partida a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Furo das Marinhas, construída e inaugurada em 2004.

Ultimamente, esse evento religioso ganhou importância significativa dentro da programação do Círio do Mosqueiro, pois congrega devotos de todas as idades, principalmente jovens, que conduzem a Imagem da Senhora do Ó, orando ou entoando cantos animados por um trio elétrico e bandas católicas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EVENTO RELIGIOSO: É NATAL!



É NATAL!

Apesar das guerras,
dos conflitos,
da violência nas ruas e nos lares,
das lutas pelo Poder,
da insana busca da riqueza,
do domínio tecnológico,
da desigualdade social,
é Natal!

E com o Natal de Jesus, o Messias,
nasceu uma nova Era.
Foi o nascimento
de um novo mandamento:
mandamento do Amor!

O Espírito do Natal é mágico,
é contagiante
e desperta no coração dos homens,
mesmo que num breve instante,
o desejo de Paz,
de Confraternização,
de chamar o Próximo de Irmão;
a necessidade do Perdão
e de Ser Feliz!

                    Claudionor Wanzeller


FELIZ NATAL A TODOS!








domingo, 22 de dezembro de 2013

JANELAS DO TEMPO: SIQUEIRA MENDES

 

Conheça a história de Manuel José de Siqueira Mendes, o Vice-Presidente da Província do Grão Pará que criou a Freguesia do Mosqueiro, em 10 de outubro de 1868.

Cônego Político ou Político Cônego? – Siqueira Mendes

Autor: Thiago Bezerra Vianna

clip_image002

Manuel José de Siqueira Mendes, nasceu em Cametá em 6 de dezembro de 1825, sendo filho de Francisco José de Siqueira Mendes e Maria do Carmo Brito Mendes.

Seus estudos primários ocorreram em sua cidade natal, passando posteriormente para o seminário de Belém, por influência de Dom Romualdo Coelho, onde recebeu as ordens de presbítero. Será na administração de Dom José Afonso de Morais Torres que será nomeado secretário do bispado e pouco depois cônego da Sé de Belém.

Está intimamente ligado ao magistério, onde desempenhou as funções de lente de Teologia e Moral do Seminário e de latim no Liceu Paraense, neste último aposentou-se em 21 de abril de 1871. Juntamente com Antônio Gonçalves Nunes e outros, realizou a fundação do Colégio Santa Cruz em Belém, que mais tarde passou a chamar-se Colégio Paraense. Em sua terra natal, fundou outra instituição de educação, também chamada de Colégio de Santa Cruz.
Amado por muitos, odiado por outros, o Cônego Siqueira Mendes, era um homem energético, alimentado por ideais que muitas vezes não foram compreendidos por seus pares. Iniciou sua vida política junto ao partido liberal, mas rapidamente passou para o conservador, onde em pequeno espaço de tempo, impulsionado por seus ideais e sagacidade, passa a desempenhar papel de destaque, tornando-se a partir da década de 70, um de seus indiscutíveis chefes. Uma década depois era chamado de o chefe único do partido conservador do Pará.

Por diversas vezes foi eleito para a Assembléia Provincial, onde em alguns mandatos, desempenhou a função de presidente da casa. As disputas entre liberais e conservadores sempre marcaram a política paraense, chegando-se a afirmar que dentro da província não existiam partidos políticos, mas sim interesses pessoais alimentados pelas presidências. Eram verdadeiras brigas pessoais, onde todos eram atacados tanto no âmbito público como privado.
O cônego em nenhum momento esteve distante deste tipo de política regional, sofrendo frequentes ataques de seus opositores e no início da década de 70, tendo que enfrentar uma cisão dentro de seu partido, o que levou à criação de uma sociedade opositora a sua liderança e ao nascimento do partido Católico, liderado por Dr. Pinheiro e o futuro Barão de Igarapé Miry.

Esteve na capital do império, por 4 vezes a ocupar uma das cadeiras da Deputação Geral, onde brigou energeticamente por políticas e medidas que visavam o engrandecimento da província que representava.

Foi nomeado vice-presidente da província do Pará e deste modo foi chamado, algumas vezes para desempenhar o exercício da presidência. Em todos os momentos foi amplamente atacado e suas políticas contestadas por muitos. Não se esquivava de enfrentar seus opositores e de defender seus ideais, mesmo que para isso fosse necessário enfrentar a própria população da província.
Nos finais da década de 60, teve que enfrentar o movimento dos liberais, em 72, declarou guerra aberta ao então presidente da província Abel Graça e ao presidente da Assembléia Provincial, e nos primórdios da década de 80, durante a sua presidência na câmara, teve que enfrentar armadamente o levante popular contra as resoluções votadas na assembléia.

Seu nacionalismo exacerbado, também lhe rendeu duras criticas, uma vez que foi ferrenho defensor do fim do monopólio do comércio por estrangeiros, e assim seu nacionalismo foi confundido com xenofobia.

Ocupou, o Sr. Cônego Siqueira, eminente posição no Brasil, sendo senador representante da terra que lhe foi berço. Por 3 vezes tinha feito parte da lista tríplice para ocupar uma das cadeiras vitalícias do senado, porém mesmo sendo o mais votado de todas elas, sofreu o dissabor de não ser escolhido pelo imperador, em favor de homens de menor prestigio. Somente em 1886 recebera o tão merecido reconhecimento e será elevado ao nível dos mais altos políticos do império, onde se manteve até a proclamação da república.
Com a proclamação da Republica, o chefe único do partido conservador no Pará declarou a extinção do partido do trono e do altar e a incorporação de seus membros nos novos partidos políticos, como o democrata e o republicano, para assim engrossar as fileiras do novo regime e facilitar a transição. Para muitos foi o último e maior erro que cometeu em sua vida política.
Inconformado com o andar da política e dos negócios públicos, ainda tentou organizar o partido nacional, e criou um órgão na imprensa, visando divulgar sua contestação e organizar a oposição, porém o peso da vida lhe tolheu os anseios.
Jamais curvou-se ante homem algum, mas o peso dos anos e a vida conturbada lhe renderam uma grave moléstia, que acarretou na sua retirada da vida publica e a busca de melhores ares na província do Ceará. Foi na Capital desta província e afastado da terra que lhe ofereceu berço, que veio a falecer em 6 de março de 1892, um dos maiores vultos paraense.

Durante toda sua vida política, péssimo juízo foi traçado a seu respeito e a sua honestidade, porém tudo isso foi ultrapassado, quando se verificou o estado de miséria em que encontrava-se no momento de sua morte, estando desprovido de bens materiais e desapegado como sempre o foi.

Foi um homem trabalhador, batalhador vitorioso, exemplo de constância e afervo à disciplina, que teve uma vida tumultuada e muitas vezes fruto de polêmicas. As opiniões e apreço a sua figura, não são unânimes, porém a história de nossa política e sociedade reserva-lhe lugar honroso em suas paginas.
Foi deputado provincial, deputado geral, vice-presidente de província e senador do Império do Brasil de 1886 a 1889.

FONTE: http://albumdosjuvencios.blogspot.com.br/2009/05/o-conego-politico-o-politico-conego.html#links

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MEIO AMBIENTE: BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

 

“TESTE DE BALNEABILIDADE FOI REALIZADO NAS PRAIAS DE OUTEIRO, MOSQUEIRO E ICOARACI.

A praia do Amor, em Outeiro, apresenta índice de poluição elevado e foi considerada imprópria para o banho, segundo o resultado final do teste de balneabilidade das praias de Belém, divulgado na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

As águas das praias do Amor, Brasília e Praia Grande (Outeiro), praia do Cruzeiro (Icoaraci) e as praias da Baía do Sol, Marahu, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande, Areião e Paraíso (Mosqueiro) foram alvo, desde janeiro, de um monitoramento com, no mínimo, duas coletas a cada trimestre.

As amostras recolhidas foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN) para serem analisadas. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Alves, a partir de julho deste ano, com as ações intensificadas de licenciamento, fiscalização e educação ambiental, houve uma redução dos índices de poluição das demais praias.

“Os índices de poluição apresentados no primeiro semestre eram maiores. Hoje nós estamos com os índices reduzidos, apesar de Outeiro apresentar a praia do Amor como imprópria para o banho”, afirma.

Para evitar incidentes serão realizadas campanhas de informação em parcerias com a Polícia Militar e agência distrital.

RESOLUÇÃO

A avaliação das praias é feita de acordo com a Resolução de nº. 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Segundo o artigo 2º. , as águas são consideradas impróprias quando no trecho avaliado o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes fecais (termoto-lerantes) ou 2.000 Escherichia Coli (E. Coli) ou 400 enterococos por 100 mililitros.”

FONTE: Praia do Amor está imprópria para banho - A 8- Diário do Pará – Belém-PA, 20/12/2013.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A IMAGEM E O TEMPO: MOSQUEIRO NA DÉCADA DE 80

 

O Nostalgia Belém vem "presentear" os seus seguidores com duas imagens da década de 80 da bucólica Mosqueiro. As fotos seguintes são:

clip_image001

clip_image002

A praia em foco principal é a do Chapéu Virado (Repare nas únicas edificações que são localizadas até hoje no entorno).

Os dois postais são da EDICARD.

Ajude-nos a resgatar a memória de nossa cidade.

Envie e-mail com imagens de arquivo para: nostalgiabelem@gmail.com

Veja nossa Fanpage: http://www.facebook.com/Nostalgiabelem

FONTE: http://www.nostalgiabelem.com/2013/07/mosqueiro-na-decada-de-80.html

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

EVENTO RELIGIOSO: CÍRIO DO MOSQUEIRO 2013

 

Na ensolarada manhã de domingo, 08 de dezembro, dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, aconteceu nas ruas da Ilha a Procissão do Círio de Nossa Senhora do Ó, a Padroeira do Mosqueiro. Saindo da centenária Capela do Sagrado Coração de Jesus no Chapéu Virado e percorrendo cerca de 4 km, o grande número de devotos conduziu a bem ornamentada Berlinda da Santa até a Igreja Matriz, na Praça Cipriano Santos, localizada na Vila.

Como todos os Círios realizados no Pará, foi uma belíssima festa da cristandade mosqueirense em homenagem à Virgem Santíssima, precedendo as comemorações do Natal. No dia 18, dedicado à Senhora do Ó, uma nova Procissão estará louvando a Santa dos mosqueirenses.

imageimage

imageimage

imageimage

imageimage

imageimage

imageimage

imageimage

imageimage

image

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES: A IMAGEM MOSQUEIRENSE DA SENHORA DO Ó

 

clip_image002

Apresentada em 2008 pelo Pe. José Maria da Silva Ribeiro e abençoada por Dom Orani João Tempesta, atual Arcebispo do Rio de Janeiro, a Imagem Mosqueirense de Nossa Senhora do Ó foi esculpida em cedro pelo artista plástico Afonso Falcão de Oliveira. Com 60 cm de altura e peso de 4,194 kg, a Imagem possui uma simbologia embasada nas Sagradas Escrituras e na História.

No aspecto físico, vemos:

a) uma jovem gestante (Maria aos quinze anos de idade);

b) últimos dias de gravidez (18 de dezembro, uma semana antes do Natal);

c) ventre dilatado em forma de O (símbolo do infinito: Ela é a Mãe do Infinito.);

d) cabelos longos sobre os ombros (sinal de reverência ao Senhor).

Quanto às vestes, podemos observar:

a) traje típico estilizado (túnica das jovens da Galileia);

b) dourado com detalhes em branco e pedras preciosas (a pureza e a realeza do Filho de Deus);

c) o Sol impresso à altura do ventre (o próprio Messias);

d) o azul-marinho no manto (a grandiosidade do amor de Deus como o mar);

e) o vermelho no manto (o sangue de Cristo, o sacrifício de Jesus na cruz);

f) o azul-celeste em seu antebraço (o Céu, a meta dos cristãos);

g) a Imagem sem a coroa (Maria na condição humana e terrena).

Ressalte-se que a Coroação da Virgem Maria como Rainha foi realizada pela Igreja Católica somente após sua Assunção ao Céu.

A moderna  Imagem da Padroeira dos Mosqueirense humaniza a Santa, aproximando-a de todas as mães e revelando a ação pastoral inovadora da Igreja em nossa Ilha.

PESQUISE NESTE BLOG E ENCONTRE MAIS DETALHES:

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2010/11/na-rota-da-historia-padroeira-da-ilha.html

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

EVENTO RELIGIOSO: CÍRIO DO MOSQUEIRO 2013

 

No próximo dia 8 de dezembro, na Ilha do Mosqueiro, será realizada a maior festa católica do povo mosqueirense: o Círio de Nossa Senhora do Ó. Entretanto, a programação litúrgico-religiosa da Festividade da Padroeira da Ilha foi iniciada no dia 22 de outubro, com a Missa do Envio e o início das Peregrinações da Imagem da Santa.

clip_image002

Nesta terça-feira, dia 03, acontecerá a homenagem dos Órgãos de Segurança Pública do Mosqueiro com uma carreata, que sairá, às 17h, do 16º. AISP, em Carananduba.

Dia 04, às 15h, Moto-Romaria, saindo da Igreja de São Sebastião, na Baía-do-Sol.

Dia 05, às 12h, Caminhada da Fé, saindo do Furo das Marinhas.

Dia 06, às 8h, Visita da Santa ao Mari-Mari e Caruaru, partindo do Porto do Pelé. Às 18h, encerramento das Peregrinações, com a concentração na Rua dos Jambeiros.

Dia 07, às 8h30h, Missa e Romaria Fluvial, saindo da Capela de Santa Rosa de Lima (Caruaru). Às 10h, Romaria dos Ciclistas, partindo do Porto do Pelé. Às 18h, Missa e Trasladação da Imagem.

Dia 08, às 7h, MISSA e CÍRIO DE NOSSA SENHORA DO Ó.

Segue uma variada programação religiosa até o dia 18 de dezembro, data dedicada à Santa Padroeira, quando será encerrada a Festividade, destacando-se o Círio das Crianças (dia 15, às 8h) e a Procissão de Nossa Senhora do Ó (dia 18, às 19h30h).

O Círio do Mosqueiro deste ano, que tem como Presidente da Comissão Executiva o Pe. Cristóvão Freitas (Pároco da Ilha), traz como tema: COM MARIA, O IMPOSSÍVEL ACONTECE!

PARTICIPE! VENHA PARA O CÍRIO DA ILHA!

NA ROTA DO TURISMO: LUZES DO NATAL

 

A noite de 30 de novembro, na Ilha, foi marcada pela inauguração das luzes do Natal do Areião Encantado. O projeto, que teve início em 2011 e foi idealizado pelas professoras Luciana Bittencourt e Emmanuele Franco, reuniu, em seu primeiro dia de realização, muitas crianças, jovens e idosos para assistirem ao bonito espetáculo de luzes multicoloridas associadas à criatividade desenvolvida com a reciclagem de garrafas PET.

Com a decoração natalina, a praia do Areião, localizada no sudoeste da Ilha, transformou-se num atrativo cenário para festas de confraternização de final de ano entre as famílias mosqueirenses e visitantes.

Deverá acontecer uma variada programação festiva neste mês de dezembro, inclusive no réveillon.

clip_image002clip_image004

clip_image006clip_image008

clip_image010clip_image012

clip_image014clip_image016

clip_image018clip_image020

Fotos: Wanzeller, 2013.