sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MEIO AMBIENTE: BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

 

“TESTE DE BALNEABILIDADE FOI REALIZADO NAS PRAIAS DE OUTEIRO, MOSQUEIRO E ICOARACI.

A praia do Amor, em Outeiro, apresenta índice de poluição elevado e foi considerada imprópria para o banho, segundo o resultado final do teste de balneabilidade das praias de Belém, divulgado na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

As águas das praias do Amor, Brasília e Praia Grande (Outeiro), praia do Cruzeiro (Icoaraci) e as praias da Baía do Sol, Marahu, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande, Areião e Paraíso (Mosqueiro) foram alvo, desde janeiro, de um monitoramento com, no mínimo, duas coletas a cada trimestre.

As amostras recolhidas foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN) para serem analisadas. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Alves, a partir de julho deste ano, com as ações intensificadas de licenciamento, fiscalização e educação ambiental, houve uma redução dos índices de poluição das demais praias.

“Os índices de poluição apresentados no primeiro semestre eram maiores. Hoje nós estamos com os índices reduzidos, apesar de Outeiro apresentar a praia do Amor como imprópria para o banho”, afirma.

Para evitar incidentes serão realizadas campanhas de informação em parcerias com a Polícia Militar e agência distrital.

RESOLUÇÃO

A avaliação das praias é feita de acordo com a Resolução de nº. 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Segundo o artigo 2º. , as águas são consideradas impróprias quando no trecho avaliado o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes fecais (termoto-lerantes) ou 2.000 Escherichia Coli (E. Coli) ou 400 enterococos por 100 mililitros.”

FONTE: Praia do Amor está imprópria para banho - A 8- Diário do Pará – Belém-PA, 20/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário