quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A OUTRA FACE DA ILHA: AS ABELHAS ESTÃO DE VOLTA.

“Um ataque de abelhas matou um homem e deixou duas pessoas feridas nesta segunda-feira (26) na comunidade de Piracãera de cima, na região de Urucurituba, Rio Amazonas, em Santarém, oeste do Pará.”

Após lermos essa notícia no PORTAL ORM, ficamos realmente preocupados com um fato que está acontecendo na Praça Cipriano Santos (Praça da Matriz), na ilha do Mosqueiro. E isso está intimamente relacionado com o nosso patrimônio histórico.

Como se não bastasse a destruição de antigos casarões de propriedade da Prefeitura Municipal de Belém pela ação do abandono e do tempo ou a destruição do tradicional relógio do Mercado ao ser atingido por um raio, outro bem histórico se acha em situação de risco.

clip_image002

Patrimônio histórico da Prefeitura (FOTO: JCSOliveira)

clip_image004

FONTE: http://www.eujafui.com.br/3405870-belem/21215-ilha-de-mosqueiro/fotos/

Trata-se do Coreto da Praça, um marco centenário de nossa história, que foi tomado pelas abelhas, as quais instalaram sua colmeia entre o telhado e o forro de madeira. O problema é que alguns frequentadores da Tapiocaria, ao lado do coreto, já foram picados. Como a praça é bastante frequentada, principalmente aos fins de semana, teme-se que possa ocorrer um ataque em massa. É bom lembrar que isso já aconteceu há mais de uma década, quando as abelhas ocuparam o pedestal da Princesa Isabel, monumento também localizado na praça.

clip_image006

Tradicional Coreto da Praça da Matriz (FOTO: Wanzeller)

Como retirar a colmeia sem destruir o patrimônio? Acredito que, para solucionar a questão, as autoridades devem consultar a FUMBEL ou o IPHAM. O certo é que medidas urgentes devem ser tomadas para que a população não fique sujeita a essa situação de risco. As abelhas estão de volta e podem tornar-se extremamente perigosas.

PESQUISE NESTE BLOG:

A Relíquia Perdida

Nenhum comentário:

Postar um comentário