terça-feira, 16 de julho de 2013

NA ROTA DO TURISMO: NO SUL? INVERNO. NA AMAZÔNIA? VERÃO.

image

Autora: Profª. Doralice Araújo

Sábado, 13 de julho de 2013.

image

A neblina nas manhãs de inverno deixa as nossas ruas curitibanas desse jeito – Mercês, Curitiba, arquivo pessoal.

Estamos nessas primeiras horas da manhã de sábado e o nevoeiro faz parte do cenário, mas, afinal, é inverno e a aparência do tempo surpreenderia caso estivesse diferente. Na minha memória de migrante em Curitiba emergem, entretanto, as temporadas do verão amazônico, em contraste exemplar do convívio das estações climáticas em um país continental como o nosso Brasil. Na capital paranaense, a mínima é de10ºC e a máxima de 23ºC, segundo o Simepar.

image

Na Amazônia, as manhãs acordam sob o verão, em contraste curioso da estação climática em um mesmo país – Praia do Paraíso, Ilha de Mosqueiro, PA, arquivo pessoal.

Outrora, lá em Belém, a minha família, assim como as demais, desembarcávamos nas praias para o desfrute de um final de semana ou temporada mais longa na inesquecível Ilha de Mosqueiro, lugar do qual já tratei em postagem anterior.

Até a próxima!

FONTE:http://namiradoleitor.blogspot.com.br/2013/07/no-sul-inverno-na-amazonia-verao.html

Um comentário:

  1. Desculpa, mas as mínimas é máximas do mês mais frio - julho - em Curitiba são, respectivamente, 7,5°C e 15°C, segundo o mesmo Simepar. Tenho essa informação só em PDF, já que aquele site deles é incrivelmente inconstante de conteúdo.

    ResponderExcluir