quarta-feira, 20 de março de 2013

EVENTO EDUCACIONAL: GEPERUAZ E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) promove no mês de março diversas atividades na Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Educação (ICED). Os encontros serão mensais, com o objetivo de fortalecer a produção do conhecimento e os debates em torno de questões relevantes para a educação no Brasil e na região.

O evento é destinado a estudantes, professores da Educação Básica, pesquisadores, comunidade em geral interessada em participar dos encontros formativos do Grupo Geperuaz e nas temáticas discutidas em cada encontro. “Temos a intenção de aproximar a Universidade das escolas, dos movimentos e organizações sociais. E o grupo Geperuaz, a partir das programações mensais, vai materializar esta frente de trabalho também nesse diálogo”, explica a professora Conceição Santos, integrante do Grupo. Os interessados podem fazer as inscrições na hora de cada encontro, no auditório do ICED (altos). Há entrega de certificado e a inscrição é gratuita.

Programação - Para o mês de março, os encontros ocorrerão às segundas-feiras, iniciando no dia 4, com o tema de discussão “Expansão do capital na Amazônia e os desafios da Educação do Campo”, proferida pelo professor Evandro Medeiros (UFPA).

No dia 11, haverá como palestrantes o professor mestre Sérgio Corrêa (UEPA) e Ulisses Manasses (MST/PA), discutindo sobre o tema “Educação do Campo, Movimentos Sociais e Reforma Agrária”. Na semana seguinte, dia 18, o tema será “Desafios Socioambientais da Ilha de Mosqueiro”, com a participação dos professores Claudionor Wanzeller e Valdir Fonseca Barros (Seduc-Pará). Na última semana do mês, dia 25, será debatido sobre “Resex e Populações Tradicionais na Amazônia Brasileira”, com os professores doutores José Bittencourt da Silva (UFPA) e Flávio Barros (UFPA).

Geperuaz – O Grupo já existe há 11 anos e vem realizando inúmeras atividades no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, desenvolvidas no âmbito da Amazônia paraense. Parafraseando o coordenador do Grupo, Salomão Hage, o Geperuaz se configura em um espaço de formação de uma nova geração de pesquisadores educador-militantes, comprometidos com uma concepção de educação e de ciência dialógica, engajada e transformadora, que envolve pesquisadores da universidade, profissionais da educação e integrantes dos movimentos e organizações sociais na disputa pela hegemonia de um projeto popular e emancipatório de sociedade, pautado pela interculturalidade e afirmação das diferenças, pela sustentabilidade, pela convivência e solidariedade entre os grupos sociais.

FONTE: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7326

MOSQUEIRANDO: Agradecemos ao Prof. Salomão Hage e aos integrantes do GEPERUAZ o convite para compartilhar com o Prof. Valdir Barros da apresentação do Projeto de Educação Ambiental da Escola Estadual Honorato Filgueiras, assim como a oportunidade de ressaltar este blog como ponto de cultura mosqueirense e fonte de pesquisa para os estudantes da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário