segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

JANELAS DO TEMPO: O ATOR MOSQUEIRENSE ALBERTO BASTOS

 

Um dos grandes nomes da cultura da Ilha é, indubitavelmente, o teatrólogo Alberto Bastos. O grande ator mosqueirense, já falecido, iniciou sua carreira no Teatro Paroquial do Mosqueiro ainda na década de 1940, tendo sido um dos primeiros a interpretar Jesus Cristo no Drama da Paixão.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, o saudoso Alberto Bastos encenou diversas peças, além de ser “intimorato defensor do meio ambiente e entusiástico animador de pastorinhas e de pássaros juninos”, como afirma o Pe. Cláudio Barradas.

No entanto, o talento artístico de Alberto Bastos não ficou restrito às inúmeras apresentações na Ilha, as quais sempre foram muito elogiadas e aplaudidas pelo povo. Ele se tornaria um dos grandes nomes do teatro paraense. Em 1954, já com experiência de diretor teatral, criou, ainda na Ilha, a companhia intitulada Teatro Experimental do Mosqueiro, grupo que reunia vários atores locais. Seguindo para Belém, o grupo ganharia a força de novos talentos da dramaturgia e receberia o reconhecimento da crítica e do público, por suas excelentes performances realizadas nos palcos da capital, principalmente no Teatro Waldemar Henrique.

Em 1984, Alberto Bastos criou o Baile dos Artistas, evento que começou como uma simples brincadeira, mas que se tornaria uma festa de homenagens e premiações entre os artistas belenenses.

Conhecido como o Bruxo da Praça da República, por ter vivido, de livre e espontânea vontade, seus últimos anos no coreto daquele logradouro público, o ator viria a falecer na Ilha, no ano 2000, vítima de um acidente vascular cerebral, deixando, até agora, uma lacuna impreenchível na arte cênica do Mosqueiro.

Além de ator e diretor teatral, Alberto Bastos fez algumas incursões pelo cinema paraense, como uma participação no filme “Um Dia Qualquer”, de Líbero Luxardo, ou a interpretação do velho barqueiro no curta “Ver-o-Peso” (1984), dirigido por Januário Guedes, Sônia Freitas e Peter Roland, produção a que você assistirá no vídeo abaixo.

 

2 comentários:

  1. o meu prazer de trabalha com ele alberto bastos

    ResponderExcluir
  2. Tudo isto sobre Alberto Bastos é verdadeiro, pois fui discipula do mesmo, desde os sete anos de idade, representando no palco teatral da Paróquia Nossa Senhora do Ó em Mosqueiro e em Belém no teatro experimental Waldemar Henrique.OBRIGADA ALBERTO BASTOS! Temos em Mosqueiro o espaço cultural Alberto Bastos que trabalha musica teatro e dança para crianças, jovens e adultos no bairro de Maracajá. Dra. Rai Cezar amiga de Alberto Bastos e sua família, e diretora do Espaços Cultural Alberto Bastos (ECAB)

    ResponderExcluir