sábado, 22 de dezembro de 2012

NA ROTA DA HISTÓRIA: A LOCOMOTIVA PATA CHOCA”

 

Mais uma lacuna da História social e urbana de Mosqueiro está sendo desvendada – a primeira foto recuperada da locomotiva “Pata Choca” em 1933.

clip_image001

Após intensas pesquisas em diversas bibliotecas e no arquivo público de Belém, além  de contatos com moradores mais antigos de Mosqueiro e na rede mundial de computadores, eis que na pesquisa feita no Google (dia 05/12/2012) sobre fotos e imagens antigas de Mosqueiro, apareceu no portal Artesfotos.fot.br (Paisagens Fluminenses – Luiz Anciães) duas fotos raras sobre a ilha de Mosqueiro em 1933:

A foto acima  raríssima, e até então inédita, mostra a locomotiva a vapor na orla de Chapéu Virado em 1933. Essa locomotiva, em idos das décadas de 1920 e 1930, fazia o transporte de passageiros entre a Vila  - do trapiche - até a curva do Murubira. Pra quem não sabe, ela (a locomotiva) recebeu a denominação popular de “Pata Choca”, pois, segundo Meira Filho em seu livro: Mosqueiro, ilhas e vilas –1978, a sirene da locomotiva, quando acionada por passageiros solicitando a parada para descida, possuía um som parecido ao piar de uma pata choca. A sabedoria popular sabiamente prevaleceu e o nome popular “pegou”. Infelizmente, com a chegada dos primeiros ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém/Agência Distrital de Mosqueiro para fazerem o transporte interno de passageiros em Mosqueiro, em meados da década de 1930, a “Pata Choca” foi desativada e junto com o Ferrocarril (linha de trilhos) desapareceu, não se sabendo qual o seu destino. Uma pena!!! pois se estivessem sido conservados, seriam importantes monumentos/marcos da influência da “belle époque” na Ilha, tais como o trapiche, o prédio do Mercado Velho na Praça da Matriz (provável garagem da”Pata Choca”) e os Chalés espalhados pela orla de Mosqueiro.

A segunda foto, abaixo, (não inédita) mas rara, mostra, também em 1933, um dos bondes, talvez, destravados da Locomotiva “Pata Choca”. Provavelmente, as duas fotos devam ter sido registradas pelo mesmo fotógrafo no dia, na orla do Chapéu Virado, haja vista que ambas mostram, ao fundo, a praia.

clip_image00200000000

É válido destacar a dedicação e o trabalho incessantes de pesquisa dos professores Alcir Alvarez Rodrigues (estudioso da literatura e da cultura da Ilha) e Aldo Alvarez Rodrigues (estudioso da História e da Geografia de Mosqueiro), que  buscam, já há algum tempo, contribuir na coleta de dados e informações sobre aspectos da Cultura, da História e da Geografia da Ilha. Parabéns aos dois professores por terem tido a perspicácia e sorte de localizar a foto rara da locomotiva “Pata Choca”!

Obs.: Nas duas fotos, aparece o termo Paisagens Fluminenses, pois fazem parte do acervo particular do Sr Luiz Anciães, morador do Rio de Janeiro e que possui muitas fotos antigas de vários lugares do Brasil, em especial do estado do Rio de Janeiro.

Postado por PT de Mosqueiro, quinta-feira, dezembro 06, 2012

FONTE: http://ptdemosqueiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário