domingo, 30 de dezembro de 2012

MOSQUEIRANDO: O NOME DO BLOG

 

 

O termo Mosqueirando, denominação do blog, é forma nominal do gerúndio do verbo mosqueirar, um neologismo surgido na Ilha, nas primeiras décadas do século passado, para traduzir o crescente interesse turístico do belenense, que, seguindo o costume introduzido pelo europeu, criara o hábito de frequentar o aprazível balneário nos fins de semana e nas férias escolares.

Segundo o historiador Augusto Meira Filho, em seu livro Mosqueiro Ilhas e Vilas (pág. 79), “Mosqueiro é um balneário popular, democrático, onde todo mundo se sente livre e igual. Em toda parte predomina a alegria, o bem-estar, a satisfação de viver! O veranista, parece, às vezes, senhor de tudo! Cada belenense cuida de que é dono de um pedaço qualquer do Mosqueiro. Criam-se gerações, seguidas dos mesmos hábitos, dos mesmos amigos, da mesma maneira de viver. Até certos meses do ano, pela sua casualidade libertadora nas férias, já têm uma fisionomia mosqueirense, típica, especial e irreversível. Há como que um vício de mosqueirar.”

Assim, mosqueirar significa “usufruir os prazeres do Mosqueiro” ou, usando uma expressão mais popular, “curtir o Mosqueiro”.

Foi esse o pensamento inicial que nos levou, em 2.010, à criação do blog com o nome Mosqueirando. Afinal, já vínhamos assinando uma coluna na Folha da Ilha, com a mesma denominação, focalizando, exclusivamente, os aspectos históricos e culturais do Mosqueiro. Com o blog, decidimos ampliar a nossa meta, criando uma fonte de pesquisa sobre a Ilha, a qual reúne publicações de autores diversos sobre os mais variados assuntos. Procuramos, assim, difundir conhecimentos sobre o Mosqueiro, eventos e manifestações artísticas e sócio-culturais do lugar. Para nós, foi uma grata satisfação receber a visita de internautas do Brasil e de outros países, em 2012. Agradecemos, desejando a todos um NOVO ANO REPLETO DE PROSPERIDADE!

Visualizações de página por país

clip_image001

 

Entrada

Visualizações de página

Brasil

              43583

Estados Unidos

              2766

Portugal

              1015

Rússia

              502

Alemanha

              472

França

              260

Holanda

              168

Japão

              149

Reino Unido

              62

Romênia

              51

 

Nesta semana:

Entrada              Visualizações de página

Brasil                                268

Estados Unidos              33

Holanda                           21

Rússia                              8

Portugal                           4

Alemanha                        3

Espanha                          1

Guiana Francesa            1

Polônia                             1

FONTE DOS DADOS ESTATÍSTICOS: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2720256392959873661#audiencestats

Nenhum comentário:

Postar um comentário