quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EVENTO RELIGIOSO: CÍRIO DO MOSQUEIRO

 

CÍRIO DO MOSQUEIRO

Sabe-se que a devoção à Nossa Senhora do Ó teve início na Espanha e, segundo o historiador João Lúcio D’Azevedo, há fortes indícios de que aventureiros espanhóis sob o comando de Francisco de Orellana estiveram na Baía do Sol, em 18 de dezembro de 1545, exatamente no dia consagrado à Santa, conforme relato do Frei Gaspar de Carvajal, escrivão da viagem.

Nos primeiros tempos de ocupação da Ilha, em 1653, os jesuítas instalam a Missão Myribira e trazem a antiga devoção espanhola. Mais tarde, no século XIX, a Irmandade de Nossa Senhora do Ó inicia o culto na ilha do Mosqueiro, venerando a nossa Padroeira em pequena capela, na praça do povoado.

Em 10 de outubro de 1868, o Cônego Manuel José de Siqueira Mendes cria a Freguesia do Mosqueiro, sob a égide de Nossa Senhora do Ó, desapropriando a capela da Irmandade para transformá-la em Igreja Matriz. Em 02 de abril do ano seguinte, o Bispo da Província do Grão-Pará Dom Macedo Costa designa como primeiro pároco da Freguesia do Mosqueiro o Padre Manuel Antônio Raiol, que, ao assumir, transfere o cemitério existente na praça, em área contígua à capela, para o local onde se encontra atualmente, na Travessa Pratiquara. Entretanto, a Igreja Matriz será inaugurada somente em 1917.

A partir da década de 1920, teve início a Procissão do Círio na ilha do Mosqueiro, quando todos os fiéis conduziam compridas velas (círios) acesas e os romeiros pagavam suas promessas carregando oferendas como canoas em miniatura, boias de pesca, enormes pedras sobre a cabeça e peças do corpo humano em cera. Os pescadores, geralmente molhados, puxavam a corda atrelada à Berlinda, como pagamento de promessas por terem sido salvos de algum naufrágio. Os demais carros do cortejo eram movidos por tração animal.

Naquela época, a Imagem conduzida na Berlinda era a de Nossa Senhora de Nazaré e o Círio, a partir de 1929, acontecia no 2º domingo de novembro, por determinação de D. João Irineu Joffily. A Trasladação da Imagem seguia, no sábado à noite, até a Casa-sítio dos Irmãos Maristas, na estrada da Praia Grande, às proximidades da Travessa Coronel Motta, de onde, no domingo, saía a Procissão do Círio para a Igreja Matriz, sempre acompanhada por banda de música, cujos integrantes eram mosqueirenses.

Na década de 1950, o trajeto do Círio foi ampliado para a Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado, ocorrendo também, naquele momento, a substituição da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pela de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha do Mosqueiro, ressaltando a antiga devoção local. O Círio passou a ser realizado no 2.º domingo de dezembro e, no dia 18, que é dedicado à Santa, ocorre a Procissão de Nossa Senhora do Ó.

Dizem que o Círio é o Natal dos Paraenses e assim o é, principalmente na ilha do Mosqueiro, pois aqui festejamos, no segundo domingo de dezembro, Nossa Senhora do Ó, a Imaculada Conceição na expectativa do nascimento de Jesus, o Messias.

A IMAGEM E O TEMPO:

clip_image002 clip_image004

1212 - Catedral de Évora, Portugal.            1653 - Ilha do Mosqueiro.

clip_image006

    2008 – Ilha do Mosqueiro.

FONTE DA IMAGEM DE ÉVORA: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/55/Evora88.jpg/198px-Evora88.jpg

 

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

No começo do século XIX, mudanças no culto mariano começavam a estimular o dogma da Imaculada Conceição, o que não combinava com aquela santa em estado de adiantada gravidez, como a retratava a iconografia, estimada pelas mulheres à espera da hora do parto.

Muitas imagens foram trocadas pela da Nossa Senhora do Bom Parto, vestida de freira, com o ventre disfarçado pela roupa, ou mesmo pela imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mais condizente com os ventos moralistas de então.

Somente no fim do século XX se voltou a falar e pesquisar o assunto, tendo-se encontrado imagens antigas enterradas sob o altar das igrejas.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_%C3%93

 

No dia 05 de outubro de 2008, às 19h30, na Igreja Matriz, abrindo a Semana Comemorativa aos 140 anos de fundação da Paróquia, foi apresentada pelo então pároco Pe. José Maria da Silva Ribeiro e abençoada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, a nova imagem de Nossa Senhora do Ó, a qual representa uma visão da Mãe de Jesus diferente da tradicional, porém sob a luz das Sagradas Escrituras. Sem dúvida, é uma inovação no culto mariano surgida na ilha do Mosqueiro, uma imagem que aproxima a Virgem Maria de todas as mães, para as quais é exemplo de amor e disponibilidade, elementos essenciais à base familiar.

clip_image008

No próximo domingo, dia 9, acontecerá o Círio do Mosqueiro, que traz como tema “Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Fé”. Venha para a Ilha! Participe!

PARA CONHECER MAIS DETALHES, PESQUISE NESTE BLOG:

A Freguesia do Mosqueiro

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/10/janelas-do-tempo-freguesia-do-mosqueiro.html

A Padroeira da Ilha

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/11/na-rota-da-historia-padroeira-da-ilha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário