terça-feira, 13 de novembro de 2012

TROCA DE OPINIÕES: MARKETING PARA MOSQUEIRO

Autor: Beto Messias

clip_image002

VERÃO NA ILHA (FOTO: GERLEI)

A definição mais compacta de marketing é a de se identificar desejos e necessidades procurando atendê-los com produtos ou serviços, gerando satisfação e lucro para todas as partes envolvidas no processo.

A ilha de Mosqueiro acomoda em uma mesma área geográfica várias amostras de diferentes estratificações sociais, culturais, etárias e econômicas agrupadas em três categorias de públicos (moradores, visitantes ocasionais e frequentadores de finais de semana e feriados). São pessoas que muitas das vezes possuem as mesmas necessidades, mas com opiniões bem diferentes sobre determinados temas.

Será que uma socialite pensa a mesma coisa que uma jovem grávida de 3.º filho, moradora de uma invasão, sobre saúde, quando ambas procuram um posto médico na Ilha? Ou o empresário que precisa estar à noite, no aeroporto, para mais uma viagem de negócios tem o mesmo conceito de transporte que o empregado que madruga para pegar o ônibus lotado diariamente para o seu emprego?

E quando o filho do patrão promove balada na casa de praia dos pais e o filho do caseiro se treme nas festas de aparelhagem? Ambos acham o que sobre diversão? Mas o que faz o homem e a mulher, jovens ou não, pobres e ricos, gostarem tanto de Mosqueiro?

O marketing, utilizando-se de uma ferramenta chamada pesquisa, identifica e mapeia todos esses públicos e suas preferências, planeja ações estratégicas para atendê-los e escolhe os meios de comunicação mais apropriados para a divulgação e informação, sabendo quem é e o que querem. Assim ficaria muito mais fácil dar lucro para Mosqueiro e satisfazer o cliente, no caso o cidadão, morador ou visitante da Ilha.

FONTE: ESPAÇO DO LEITOR. Diário do Pará, 12/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário