sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CANTANDO A ILHA: BAÍA DO SOL


POESIA: Baía do Sol
Autor: Edinaldo Lobato


O autor:
image
Edinaldo Lobato, médico nefrologista e grande poeta paraense é divulgador de nossa cultura regional.

Autor: Manoel Gomes da Silva


Chegando à Baía do Sol
Vai se sentir deslumbrado
Com coisas da Natureza
Que dá pra ficar abismado
Vendo sempre praias lindas
Olhando pra qualquer lado.

Temos lá a Praia Grande
Onde a areia é vermelha
Antes tem a Praia do Anselmo
Que com ela se assemelha
Que banho em qualquer hora
Qualquer pessoa aconselha.

Tem a Praia do Trapiche
Da Camboinha também
Praia do Bacuri
Que dois quilômetros têm
É linda e vive cheia
Com aquelas ondas que vêm.

Essas são as grandes praias
Do nosso belo lugar
Pois ainda existem outras
Que eu mesmo não posso falar
Praias de pequeno porte
Que você pode encontrar.

O autor: Meu nome é Manoel Gomes da Silva, nasci em Mosqueiro em 1937, tenho orgulho de ser mosqueirense, amo o meu lugar, amo o meu torrão e por isso eu escrevo qualquer situação que eu acho necessário escrever para engrandecer o nosso lugar: Mosqueiro”. Manoel Gomes da Silva é poeta repentista e representante autêntico da literatura de cordel na Ilha do Mosqueiro.
FONTE: Gomes, Manoel. As Mais Belas Praias de Mosqueiro e História do Círio de N. Srª do Ó. 2006. Estrofes esparsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário