quinta-feira, 5 de julho de 2012

JANELAS DO TEMPO: SÃO PEDRO DO AREIÃO, UMA FESTIVIDADE QUASE CENTENÁRIA.

 

Desde os idos de 1918, quando a praia do Areião era o porto seguro para as canoas a vela dos mosqueirenses e marajoaras, que a homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores realizada no local se repete ano após ano.

De início, com o incentivo da Srª. Isabel Palheta àqueles que singravam as águas revoltas da baía do Marajó, em busca do peixe farto. Depois, com a organização da Colônia de Pescadores Z-9, ali sediada durante muito tempo. Agora, após a transferência do polo pesqueiro para a Baía do Sol, com a tenaz luta da Profª. Maria Diva Palheta para manter viva uma tradição de noventa e quatro anos.

Interessante é que o povo mosqueirense incorporou à sua cultura esse fato folclórico, ao mesmo tempo religioso e profano. Vale ressaltar, também, a importância histórica daquela praia, que viu nascer a pesca artesanal com os índios morobiras; viu os cabanos lutarem pela liberdade; viu a chegada dos primeiros estrangeiros à Ilha e assistiu à mudança da atividade econômica entre os pescadores da Vila, com a instalação da Uzina Santo Antônio da Pedreira. Muita coisa mudou, mas a tradição deve continuar, inclusive com o apoio dos órgãos oficiais.

clip_image002clip_image004

clip_image006clip_image008

clip_image010clip_image012

clip_image014clip_image016

clip_image018clip_image020

clip_image022clip_image023

PESQUISE NESTE BLOG:

A Festividade de São Pedro

São Pedro do Areião

Um comentário:

  1. Estava indignada quando soube que tentaram impedir a tradição cultural da festividade do Areião. Fico feliz de saber que a festa aconteceu, com toda a força da diversidade representativa da colonização da história de Mosqueiro. O mosaico de fotos nos dá uma canja do quão bonito foi. ;)

    ResponderExcluir