terça-feira, 13 de março de 2012

NA ROTA DA HISTÓRIA: CÍRIO DA CONCEIÇÃO NO PARAÍSO

Autor: José Carlos Oliveira

clip_image002

A Imaculada Nossa Senhora da Conceição

A chegada ao Sítio Conceição tem um percurso aproximado de 2 km.É formado por extensa vegetação e localizado na atual Praia da Conceição nas terras da Baia do Sol.

Essas terras foram requeridas por Leocádio José da Silva, que graças a sua grande devoção à Virgem Imaculada Conceição passou a chamar-se, posteriormente Sítio Conceição, anteriormente chamado Paraguai.

Um local isolado e cercado por extenso arvoredo, próximo à praia da Baia do Sol, mantido pelos herdeiros de Leocádio, há mais de 125 anos.

Uma festa religiosa em honra à Imaculada Conceição, que reúne a comunidade da Baía do Sol, visitantes e convidados.

Leocádio Silva foi casado com Maria do Carmo Silva e tiveram sete filhos, os quais mantiveram a propriedade na família: Leocádio da Silva Júnior, Izabel da Silva, Florêncio José da Silva, Mariana Augusta da Silva, Rita do Espírito Santo Silva, Antônia Paes e Silva e Gabriel Arcanjo da Silva.

Após o percurso de ida e volta pelos caminhos arborizados do sítio, ocorre a bênção da Imagem e a distribuição de brinquedos às crianças e enxovais às gestantes com mais de três meses.

clip_image004

Chegada dos romeiros e devotos da Santa ao Sítio Conceição, em frente à ilha das Pombas, na Baía do Sol.

Ao chegar ao Sítio, encontramos uma extensa plantação de açaizeiros.

clip_image006

Ao término da plantação de açaizeiros, encontramos uma gruta contendo em seu interior uma pequena Imagem da Imaculada Conceição.

clip_image008

A Casa Grande erguida em 1.864 tem anexa a ela a Capela da Santa.

clip_image010

Num cômodo da casa próximo a uma área avarandada foi erguida a Capela da Santa. No seu interior, encontramos um altar com diversas imagens e o nicho da Santa, que é retirada somente no dia da Festividade, para as homenagens e retorno após a peregrinação.

clip_image012

A licença foi concedida pelo Bispado de Belém e a bênção foi dada pelo Padre Castilho, Vigário do Mosqueiro, no dia 10 de janeiro de 1.855. A Missa do Centenário foi celebrada por D. Alberto Ramos em 12.01.1955, em gratidão ao fundador e sua família, conforme placa afixada na parede do templo.

clip_image014

A Imagem da Imaculada Conceição em seu andor:

clip_image016
 

Devotos cansados, exaustos com a longa caminhada aguardam o padre para a realização da missa campal.

clip_image018

clip_image020

A celebração da Santa Missa:

clip_image022

 clip_image023clip_image024

FOTOS: José Carlos Oliveira

FONTE: http://ciriosdemosqueiro.blogspot.com/2010/12/cirio-da-conceicao-no-paraiso.html

MOSQUEIRANDO: A Festividade da Imaculada Conceição realizada no Sítio cujo nome homenageia a Virgem é uma das mais tradicionais na ilha do Mosqueiro. Iniciada no século XIX pelo Sr. Leocádio Silva, um dos mais famosos chefes políticos no passado da Baía do Sol, a festa é realizada todos os anos no dia 8 de dezembro. Há muito a fé na Imaculada Conceição transcendeu os limites do Sítio e instalou-se nas terras do Carananduba, quando a Santa ganhou a sua Capela inaugurada no dia 10 de janeiro de 1.914, a qual foi transformada em Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no ano de 2008.

 

PESQUISE NESTE BLOG:

A Festividade de São Pedro

São Pedro do Areião

Dona Maroca e o Santo

A Festividade de Santa Rosa de Lima

A Festividade de São Sebastião da Praia Grande

As Capelas da Baía do Sol

O Círio de Nossa Senhora do Ó

O Jardim da Discórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário