terça-feira, 20 de março de 2012

A ILHA CONTA SEUS CAUSOS: PEQUENOS FATOS QUE VÊM ACONTECENDO NA COMUNIDADE DO CARUARU

 

(Texto construído a partir de narrativas dos moradores da Comunidade de Caruaru e transcrito pela Profª. Leila do Socorro A. Cunha)

No caminho que a gente vai até a escola, existe uma ladeira, onde tem um tronco de bacuri. Toda vez que as pessoas passam à noite lá, quando elas passam sozinhas, aparece um caixão enorme todo cheio de velas acesas, mas ninguém chega perto porque sentem medo de apanhar sem saber de quem.

Ao lado da escola Maria Clemildes, existem uns igarapés onde aparece um homem preto que corre atrás de quem passar à noite sozinho. Lá, esse homem vira um pássaro grande e senta na trave do campo e fica se balançando a noite inteira.

No caminho que vai até as roças, existem umas plantações que nós chamamos de tapera. Lá tem lugares de sepulturas que os antigos diziam que eram cemitérios, e à noite ficam acesas aquelas cruzes com umas pedras de diamante.

 

(Lima Gama, Rosangela C. e Santos Andrade, Simei. “Mosqueiro Conta em Prosa e Verso o Imaginário Amazônico”. PMB, 2004, p. 115)

Nenhum comentário:

Postar um comentário