sexta-feira, 27 de maio de 2011

EVENTO CULTURAL: Revistas Faz são lançadas com grande prestígio.

Por Jacqueline Lima

“As Faculdades Integradas Ipiranga deram mais um passo rumo ao Centro Universitário, com o lançamento das Revistas FAZ Ciência e Tecnologia e FAZ Humanidades, nessa segunda-feira, 23, no Teatro Ipiranga.

As Revistas são publicações da antiga Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ), que possuem ISSN (International Standard Serial Number), um número identificador internacionalmente aceito para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Cada Revista possui um Conselho Editorial que seleciona e aprova os artigos para publicação, a cada lançamento de edital.

A Revista FAZ Ciência e Tecnologia possui Qualis B, volume 05, nos. 8 e 9, correspondendo ao período de janeiro a dezembro de 2010. Já a Revista Faz Humanidades está no volume 04, nos. 6 e 7, e corresponde ao mesmo período. Ambas as publicações trazem novidades: a partir desse momento, serão publicadas pelas Faculdades Integradas Ipiranga e veiculadas eletronicamente.
De acordo com a Assessora da Direção de Ensino do Grupo Ipiranga, Márcia Bittencourt, a produção dos artigos está aberta para o público em geral, e funciona como um incentivo para que os professores alcancem conceito em transmitir conhecimentos. Os acadêmicos de graduação, para publicar, necessitam do acompanhamento de seus professores. Porém, os alunos de pós-graduação podem publicar individualmente, já que a publicação de um artigo em uma revista conceituada conta como TCC na Instituição, além de acrescentar a experiência no Currículo Lattes e contribuir para o universo acadêmico e a sociedade.

Segundo o revisor das revistas FAZ, Prof. Paulo Maués, os trabalhos são recebidos pelo Conselho Editorial, que seleciona os melhores artigos. A segunda etapa é a remessa desses textos para o revisor e Comissão Editorial. Em seguida, o material é enviado à editoração e impressão. Para ele, “a qualidade dos artigos foi bem melhor. Neste ano, o pessoal foi mais cuidadoso na seleção e os trabalhos vieram mais consistentes. Eu gostei mais deste número do que o anterior, sem desmerecer as pessoas que participaram da edição anterior, pois tiveram sua consistência, porém a seleção foi mais rigorosa, o que interferiu na qualidade na publicação dos trabalhos”. 
Durante o lançamento, a Dra. Lúcia Beckmann fez uma apresentação sobre a “Importância da Produção Científica no Ensino Superior”.  Logo após, o Prof. José Augusto Fernandes comentou sua participação na criação das revistas, relembrando a importância da concepção para o desenvolvimento da Instituição, ressaltando a relevância do professor como pesquisador e da participação do aluno nesse processo.

Esteve presente a Diretora Geral das Faculdades Integradas Ipiranga, Suely Menezes, falando da alegria e da importância que as revistas possuem para a Instituição, já que o Grupo Ipiranga almeja funcionar, em breve, como Centro Universitário. “

FONTE: http://www.faculdadeipiranga.com.br/?pg=txtquentes&id=468

MOSQUEIRANDO: Conhecer é divino. Produzir conhecimento é superar limites. Difundi-lo é iluminar caminhos e traçar destinos. Isso foi a principal motivação que nos levou a colaborar com a graduanda em Turismo das Faculdades Ipiranga Gerlei Agrassar de Menezes, na feitura do seu artigo “Análise do Turismo na Ilha de Mosqueiro Mediante a Elaboração de Mapas Ambientais”. Esse trabalho acadêmico, além de buscar embasamento teórico em bibliografia de alta confiabilidade, foi enriquecido pela orientação técnica da Profª Wanja Janayna de Miranda Lameira, Msc. em Geografia pela USP.

Sem dúvida, foi gratificante ver o referido artigo divulgado na Revista FAZ CIÊNCIA E TECNOLOGIA, pela importância desta publicação científica. Participamos do lançamento da revista, para o qual fomos gentilmente convidados, e desejamos aos seus empreendedores pleno êxito na continuidade e no aprimoramento desse projeto cultural tão significativo para o meio acadêmico local.

clip_image002clip_image004clip_image006clip_image008

Nenhum comentário:

Postar um comentário