domingo, 3 de abril de 2011

CANTANDO A ILHA: Mosqueiro de inverno a verão

Autor: Joaquim Amóras Castro

O meu passeio é diferente no dia de hoje. Vou pegar o meu Passat e dar uma esticada até o Mosqueiro das velhas e seculares mangueiras que foram plantadas por mãos abençoadas na Praça da Matriz de Nossa Senhora do Ó, padroeira da Vila e dos mosqueirenses.

O carro cinza, que me custou os olhos da cara, corre macio, tranquilo, atingindo em poucos minutos o Tauarié, bem na cabeceira da ponte Sebastião de Oliveira, no Furo das Marinhas. Paro um pouco, revejo o velho Ângelo, pergunto pela gente simples das Barreiras, compro uns litros de camarão pegado na beirada com os matapis com as iscas de babaçu. Imprimo a velocidade de estrada no meu Passat para rever meus amigos na Ponte do Cajueiro, velho ponto de pescadores que se dedicam à pesca artesanal. Mas antes passo em Carananduba para ver a velha escola e algumas casinhas que ainda guardam a recordação de quando o Mosqueiro era apenas um vilarejo de difícil acesso, porque apenas os navios levavam os turistas de final de semana e onde a praia do Bispo e a Praia Grande eram as mais freqüentadas e visitadas.

Bate uma saudade no meu peito e uma lágrima de dor molha minha retina, porque não vejo mais o “Presidente Vargas” dar seu apito de chegada ou de saída para avisar os passageiros retardatários. Mas minha mulher, mosqueirense no duro, retruca reticente e com um ar de tristeza:

-- Isso já passou, foi uma época que não volta mais, o progresso castrou o sonho, onde o mar era poesia e o apito do navio, a lua e as ondas formavam a sinfonia que vinha dos deuses, cujo maestro, por certo, era Netuno.

Aqui ninguém tem interesse em mudar os nomes das ruas, que continuam a ser a 1ª, a 2ª, a 3ª e a 4ª ruas e podem até colocar nomes de doutores, de políticos, de benfeitores, que ninguém quer saber quem foi Siqueira Mendes ou outro qualquer, porque os nomes de primeira água permanecem para sempre, amém. Ainda bem que essa tradição não morreu e haverá de permanecer para sempre.

Visitar a velha Baía do Sol, de belas e afrodisíacas praias com nomes esquisitos, onde os amigos diziam que embaixo da igrejinha havia uma enorme serpente e que ali por perto tem reservas de enxofre e petróleo, coisa que a Petrobrás não confirmou depois de pesquisar por vários meses e em cujo rio ainda se encontram tracajás e camarões do tipo gigante da Malásia, que de vez em quando aparecem nos currais das beiradas das Bacabeiras e onde os caboclinhos ainda dizem:

-- Sá bença, nha tia, Sá bença, meu tio.

O Mosqueiro tem duas fases, antes e depois da ponte. Gostava mesmo bem antes da ponte, era mais prosaico e poético, embora agora esteja bem mais assanhado e bem mais vibrante, principalmente nos meses de férias, onde as gatinhas andam de motoca desfilando plásticas em “abundância” deixando de fora apenas os minúsculos biquínis. Sem confusão, heim! Orlando Henriques, sem confusão ou maledicências.

Hoje, como dizia o mestre Cândido Marinho da Rocha, que foi um mosqueirense inveterado, temos a alcoólica, a bucólica, a católica e tantas praias que uma velha beata já quis transformar em rosário, com contas bem graúdas: São Francisco, Ariramba, Murubira, Farol, Chapéu Virado, Porto Arthur e tantas outras, onde os velames se confundem com as lanchas velozes, com as pranchas de surfs, com as cadeiras de alumínio que as madames trazem para pegar sol nas ancas gordas e carnudas. A música pop, os rocks, o samba e os bregas fazem o fundo musical desse teatro ao ar livre, cujos artistas principais são o sol, o mar, a brisa e o corpo bronzeado.

Os bons hotéis e as boas casas de pasto nada perdem para os grandes centros, com diversificação da cozinha agradando todos os paladares e todos os gostos. Isso é Mosqueiro, das belas casas modernas, dos velhos casarões da praça, do velho mercado, do alto-falante que teima em anunciar as músicas para os namorados. O Mosqueiro é de inverno e de verão, da hora que quiser, porque aqui é o Paraíso, é as Bahamas paraenses, que entre uma Cerpinha e uma caipirinha, sempre tem uma estória gostosa para ouvir daqueles que andaram pelos velhos e tortuosos caminhos do Carananduba até a Vila, somente para assistir ao Círio da padroeira ou para votar no prefeito de Belém. Pode?...

Ah! Velha Mosqueiro...

Mosqueiro do dia inteiro...

Mosqueiro das moreninhas...

Mosqueiro das barraquinhas...

Mosqueiro do peixe fresco...

Mosqueiro das velhas praias...

Mosqueiro do bem-querer...

Mosqueiro que quero ter..

Mosqueiro que é quase eterno...

Do verão ou do inverno!

 

(FONTE: O. CHAGAS, Marco Antônio. “Informativo do Mosqueiro” - ed. nº 2 – 1993, p. 22)

MOSQUEIRANDO: O texto foi escrito, em 1993, por Joaquim Amóras Castro, jornalista, escritor e poeta. Pode parecer saudosismo, mas acima de tudo é História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário